Com uma comemoração tripla (180 anos do nascimento do escritor Machado de Assis; 15 anos da primeira temporada desse espetáculo no Solar do Jambeiro; e 10 anos da criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas – NEPAC), volta ao Solar do Jambeiro o espetáculo itinerante "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo". A peça fica em temporada durante todo o mês de junho, às sextas.

Montada pela primeira vez em 1992 no Museu do Ingá, e remontada no Solar do Jambeiro a partir de 2004, a peça de Leonardo Simões percorre os diversos espaços do casarão, com a apresentação de pequenas cenas de Machado e Arthur, reunidos no espetáculo como anfitriões e guias dessa viagem no tempo. Os espectadores são transportados à chamada Belle-Epóque, durante 80 minutos de humor, poesia, música, literatura e muitas referências históricas.

A peça também já passou em outros dois palcos: em 2006, no Teatro da UFF, com o título adaptado para Cenas Brasileiras; e em 2008, no teatro da Academia Brasileira de Letras, por ocasião das homenagens pelo centenário da morte dos dois autores, ambos falecidos no ano de 1908, nos dias 29 de setembro (Machado de Assis) e 22 de outubro (Arthur Azevedo).

Além disso, a temporada também está cheia de eventos especiais que acompanham as apresentações. A cada semana, um sarau abre a peça, e cada vez contará com a participação de uma cantora convidada. Já estão confirmadas Carol Futuro e Mona Vilardo.

No dia 21 de junho, nascimento de Machado de Assis, a peça conta com duas apresentações, às 16h e às 19h. Já no dia 14 de junho, a partir das 17h, o autor e diretor Leonardo Simões, que interpreta o Machado de Assis, estará autografando seu livro “Cartas ao Pequeno Theo.

Elenco: Leonardo Simões, Marcelo Mattos, Raquel Penner, Cristina Guimarães, Fernanda Guerreiro, Camila Ferolla, Marcello Sader, Wanderson Bernardo, Beatriz Penner Simões e o músico Juan Paz. Concepção, Adaptação, Direção e Produção: Leonardo Simões

SERVIÇO
Re(Encena) – Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo
Data: de 7 a 28 de junho de 2019, sextas-feiras
Horário: 19h
Ingresso: R$40 (a inteira)
Classificação indicativa: 12 anos
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 27/05/2019