Mostra inaugura dia 24 de maio e recria a história do líder político, por meio de banners e material multimídia

No próximo dia 24 de maio, às 18h, será aberta, no Solar do Jambeiro (Boa Viagem – Niterói), a exposição “100 anos Brizola”, que comemora o centenário de um dos líderes políticos mais importantes do Brasil.

Brizola nasceu em Carazinho sob o nome de Itagiba e apelido de Lelo e se dedicou por cinquenta anos à política. Carregou a marca indelével de inconformista, buscando ‘um Brasil para brasileiros’. Não conheceu o pai, José de Oliveira Brizola, morto em 1923 em uma das revoluções gaúchas. Mas o homenageou ao se registrar como Leonel de Moura Brizola, já que necessitou de uma certidão de nascimento para se matricular na escola agrícola que cursou. Para sobreviver e estudar, precisou ser engraxate, menino de recados, carregador de malas, ascensorista, operário e jardineiro.

Já atento à política, em uma manifestação de rua cruzou com cerca de vinte líderes sindicais, que estavam organizando a comissão do Partido Trabalhista Brasileiro, onde se identificou e passou a seguir com eles na luta por mais justiça para os brasileiros. Tornou-se deputado estadual, deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e líder do Movimento de Legalidade, que derrotou o golpe de 1961. Tornou-se o principal inimigo dos vencedores do golpe de 1964. Após 15 anos no exílio, na volta governou o Rio de Janeiro por duas vezes e disputou, também por duas vezes, a presidência da república – embora não tenha conseguido ser eleito.

Na exposição “100 anos Brizola” o público vai ter uma visão de sua infância difícil, traduzida na importância que dava à educação (com a criação dos CIEPS, que forma mais de sete mil em todos Estado do Rio); de sua luta pela legalidade, que garantiu a posse do presidente João Goulart em 1961; de sua batalha histórica pela reforma agrária ; sua parceria com Darcy Ribeiro, além do incentivo que dedicou ao programa Médico de Família, iniciado em Niterói pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, depois implantando em todo o Brasil.

A apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 é obrigatória acompanhada de documento oficial com foto.


Serviço

Exposição "100 anos Brizola"
Abertura: 24 de maio, terça-feira, às 18h
Visitação: 25 de maio a 26 de junho de 2022
De terça a domingo, das 11h às 16h
Entrada gratuita

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222





Publicado em 24/05/2022
Geopolítica contemporânea é tema de palestra no Solar do Jambeiro Terça, 28 de Junho
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho