Espetáculo é inspirado na dança oriental Zikr Sufi e conta com a banda Oriental Mystic

O espetáculo "A Linguagem dos Pássaros" é uma peça de dança oriental inspirada no Zikr Sufi, do século XII, e acontece no Solar do Jambeiro, no próximo domingo (12), às 16h, com entrada franca – para celebrar o Dia dos Namorados. Dentro da atividade haverá apresentação da banda Oriental Mystic. Para a filosofia sufi, a inspiração e os sentidos são um caminho para ouvir o divino. O evento é realizado pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e Fundação de Arte de Niterói (FAN).

A filosofia sufi valoriza o espírito de liberdade. Por meio da música, da dança e da literatura, os sufis tentam perceber a origem de todos os acontecimentos. Para eles, a inspiração é mais importante que as regras e o desenvolvimento da percepção e dos sentidos, é o caminho para ouvir o divino. A banda Oriental Mystic é composta pela bailarina Júlia Signer e os músicos Ian Nain e Alex Nasser. Por meio de músicas do Império Otomano, da mesma época que o livro Sufi, esse trio levará o público ao oriente místico.

O ritual de dança zikr sufi consiste em reunir, em formação circular, vários homens que se movimentam de acordo com a cadência do canto. As fileiras humanas, dispostas em formato de anéis, entram umas dentro das outras. A batida dos pés, o modo de balançar o corpo e o grunhido emanado da garganta enchem o ambiente com um som rudimentar. Uma voz se sobrepõe sobre todas as outras, entoando sons em reverência a Alá. Com o aumento da velocidade, os círculos se fundem, formando uma bola giratória hipnotizante. O piso treme e faz muito barulho. Dezenas de homens participam do ritual, sendo a maioria jovem.

O zikr sufi possui várias formas e a sua origem é creditada a Kunta Haji Kishiyev, pastor que viajou para Oriente Médio, no século XIX, e depois retornou à Chechênia, onde encontrou convertidos ao sufismo. Inicialmente comprometidos com a paz, muitos dos seus seguidores com o tempo se juntaram à resistência contra a dominação russa. Tornaram-se um povo repleto de tradicionalismo e espírito rebelde. Os giros realizados pelos dançarinos, vestidos por saias longas e rodadas, ecoam a atividade cósmica. Por valorizarem a sensibilidade individual, cada um busca o universo espiritual dentro de si, único e intransferível.


Serviço

"A Linguagem dos Pássaros", com a banda Oriental Mystic
Data: Domingo, 12 de Junho de 2022
Horário: 16 horas
Duração: 45 min
Lotação: 80 pessoas
Ingresso: Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói - RJ








Publicado em 07/06/2022

Arte da Feminilidade em debate na Biblioteca Parque Sábado, 22 de junho
Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...