Palestra, com entrada gratuita, acontece dia 28 no Salão Amarelo do Solar do Jambeiro

Na próxima terça-feira (28), acontece a palestra “Entendendo o mundo: As relações de poder na geopolítica contemporânea”, no Salão Amarelo do Solar do Jambeiro (Gragoatá – Niterói). A atividade começa às 17 horas e tem entrada gratuita, com lotação máxima de 40 pessoas, por ordem de chegada. As palestras promovidas têm como tema geral a ascensão de novas potências globais, abordando a evolução das conjunturas político-econômicas que caracterizam o tempo de hoje. O evento é realizado pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Entre os temas abordados na palestra, estão: Transições Hegemônicas (Inglaterra/EUA); Acordos de Bretton Woods; Choque do Petróleo; Crises da Dívida e década perdida ; Fim da Guerra Fria; O Século XXI: Neocolonialismo x Integração Latino-Americana ; BRICS e o Novo Bandung; Sustentabilidade na agenda global.

Os conceitos de Ordem Mundial, Sistema Internacional e Transição Hegemônica serão apresentados, situando os marcos históricos e eventos de grande impacto que demarcam a problemática da formação, inserção e consolidação do status soberano do Brasil e da América Latina diante da complexidade das situações de transição pós-colonial e tentativas de reconversão neocoloniais.

As mudanças no sistema internacional a partir da Segunda Guerra mundial direcionam a hegemonia americana no desenho institucional de Bretton Woods. Em 1989, o fim da URSS abre uma nova era, definindo novas formas de exercício do poder global.


Serviço

Evento: Palestra “Entendendo o mundo: As relações de poder na geopolítica contemporânea”
Data: Terça-feira, 28 de Junho de 2022
Horário: 17 horas
Lotação: 40 pessoas
Ingresso: Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ








Publicado em 20/06/2022