No dia 10 de agosto, quarta-feira, às 18h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, a segunda edição do "Cine Reflexão". Na programação, uma sessão dupla com o curta-metragem 'Romão' e, em seguida, o longa 'Trem do Soul'. Ambos os filmes são de Clementino Junior, que estará presente para um bate-papo após a exibição dos documentários. Uma parceria entre Niterói Filmes, NuCine e Solar do Jambeiro. No final, haverá um debate, com a presença do diretor. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entrada é gratuita.

Sobre os filmes

Romão

Documentário – 10 min – 2022
Direção: Clementino Junior
Curta-metragem documentário, piloto de uma proposta de minissérie chamada ‘Pretérito’.
Roteiro, Produção, Fotografia, Edição, Finalização, Pesquisa: Clementino Junior
Assistente de Direção: Pedro Gomes
Elenco: Marcos Romão
Material documental: Acervo CULTNE
Transcrição: Darlene Santos

Sinopse: Marcos Romão, personagem importante da militância negra no Brasil e que atuou em outros países, faz uma breve reflexão sobre as diferenças do combate ao racismo ao longo de 4 décadas da abertura política e sua visão em 2017, ano do depoimento.

Trem do Soul

Documentário – abril de 2021 – direção Clementino Junior – 83 minutos
Direção: Clementino Junior

Sinopse: ‘Trem do Soul’ é um documentário que surge da urgência em materializar as pesquisas realizadas pelos geógrafos e articuladores culturais Jorge Barbosa e André Diniz, entendendo a importância do que um movimento emergente das periferias do Grande Rio, movido por música, autoafirmação da negritude e uma economia própria. Movimento que surge no momento de maior repressão da ditadura militar, que não acreditava que jovens suburbanos e pretos pudessem em tão pouco tempo formar uma rede de entretenimento, lançar uma moda própria, e se expressar por um vocabulário próprio fora dos padrões das novelas e do contexto social e político da época.


Serviço

Evento: Cine Reflexão – 'Romão' e 'Trem do Soul'
Data: Quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Horário: 18h
Lotação: 40 pessoas
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ








Publicado em 08/08/2022

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...