Quarta-feira, 16 de novembro, às 17h, o Salão Amarelo do Solar do Jambeiro será tomado pela comemoração dos 50 anos de atividade musical do instrumentista, arranjador, produtor e compositor niteroiense Júlio São Paio, que fará um passeio pela sua obra que conta mais de duas mil músicas e muitas boas histórias.

Acompanhado pelos músicos João Pedro Rodrigues (baixo, flauta, clarinete e vocal) e Marina Farias (flauta, sax e vocal), no projeto Papo à Live, João São Paio vai unir música e bate-papo em uma dinâmica descontraída com o público.

Sobre Júlio São Paio: Compositor, cantor, instrumentista e arranjador niteroiense, Júlio nasceu no ano de 1954 e, desde cedo, demonstrou interesse por música. Aos sete anos, começou a tocar sanfona e aos nove anos, ingressou na "Banda do Colégio Salesiano de Santa Rosa", tocando clarinete, sob a regência do maestro Affonso Gonçalves Reis. Com esta banda viajou em turnê por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Começou a tocar violão aos 12 anos. Aos 16, escreveu seu primeiro arranjo e começou a compor aos 18 anos.

Atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Paulo Moura, Johnny Alf e Wilson Simonal. Teve suas composições gravadas por Peninha; Gilson; Antonio Carlos e Jocafi; Cacá Moraes e Márcia Hellô entre dezenas de outros intérpretes. Como arranjador e produtor musical, tem incentivado novos intérpretes viabilizando suas primeiras gravações.

Atuou em diversas formações vocais e instrumentais, como o grupo Trabalho de Base; o ABINUZÊ e o Só Flautava Essa. Como professor, criou o formato "Encontro com a Música" onde propôs o ensino paralelo de instrumentos de cordas e sopros, com formação teórica e preparação vocal. Pelo Selo Niterói Discos gravou, em 1992, o Álbum Sinfonia Batucada — que ficou como finalista ao VI Prêmio Sharp de Música como Revelação. Em 1993, foi a vez do LP Néctar, da cantora Márcia Hellô, com três canções de sua autoria. E também finalista ao Prêmio Sharp como Revelação. Em 1996, recebeu o Troféu Vinicius de Moraes.


Serviço

Papo à Live: Júlio São Paio e seu Trio
Data: Quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Horário: 17h
Entrada gratuita

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo.
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói








Publicado em 07/11/2022

Arte da Feminilidade em debate na Biblioteca Parque Sábado, 22 de junho
Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...