O jardim do Solar do Jambeiro vai ser palco de encontros. O "Piquenique Literário", de Sílvia Pontes, convida os pequenos de Niterói e suas famílias para uma manhã de trocas poéticas e brincadeiras no dia 13 de novembro, a partir das 11h.

A programação para o domingo inclui contação de histórias e oficina interativa para a criançada. O livro escolhido para começar as atividades foi "Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma Carta".

Na trama, acompanhamos a história de uma escrava que marcou a história do Piauí. Para denunciar a violência que sofria do feitor da fazenda onde morava, Esperança Garcia escreveu uma carta ao governador da Província do Piauí. Muito corajosa e um símbolo na luta pelo fim da escravidão, a história de Esperança inspira até hoje muitos brasileiros. Essa foi a segunda carta mais antiga manuscrita e assinada por uma escrava negra até agora conhecida no Brasil. Escrito por Sonia Rosa, esse livro é muito usado em escolas para retratar relações étinico raciais.

Após a sessão de contação de história, começa a oficina de Abayomi. Símbolo de resistência e ancestralidade, as bonecas abayomi são uma tradição dentro da cultura negra no Brasil. Feitas de retalhos, sem uso de cola ou linha, as bonecas foram criadas por Lena Martins nos anos 80 e têm um forte simbolismo no desenvolvimento de uma identidade da população negra no país. "Abayomi", traduzido do Yorubá, significa "Meu presente".

Silvia Fortes, criadora do Piquenique Literário, é bibliotecária, biblioterapeuta e mediadora de leitura. No mundo da literatura, a bibliotecária já realizou publicações nas antologias "Brumas e Brisas", "Vicejantes", "Sumo" e "Quintais da Biblioterapia".

Além disso, Silvia também criou a página Compartilhando Livros e Leituras (@compartilhandolivroseleituras, no instagram), onde comenta a literatura destinada para todas as infâncias.


Serviço

Evento: Piquenique Literário
Data: Domingo, 13 de novembro de 2022
Horário: 11h
Classificação Indicativa: livre
Evento gratuito
Capacidade: 40 pessoas

Local: Solar do Jambeiro - Jardim
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ








Publicado em 07/11/2022

Arte da Feminilidade em debate na Biblioteca Parque Sábado, 22 de junho
Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...