O violão tem grande influência na música da América Latina. Muito popular e com uma carga histórica única, esse instrumento musical originalmente espanhol se destaca ainda hoje na produção de música do Brasil. Domingo, dia 27 de novembro, o projeto "Alexandre Simon: O violão sul-americano", apresenta, no Solar do Jambeiro, mais sobre a musicalidade que os latinoamericanos deram ao violão.

A partir das 11h, o público vai poder se encantar ao som de gêneros como milonga, valsa e vaneira. O objetivo do projeto é apresentar obras originais para violão criadas em diferentes países.

No repertório, grandes compositores gaúchos e de países da América Latina. Alexandre Simon separou nomes como Agustín Barrios (Paraguai), Maurício Marques (Brasil/RS), José Homero (Brasil/RS), Quique Sinesi (Argentina), entre outros.

As músicas transmitem o equilíbrio entre mescla de elementos de inspiração folclórica junto à técnica tradicional do violão erudito. Durante a apresentação, a plateia terá a oportunidade de experimentar diferentes culturas e tradições por meio de diferentes melodias.

Alexandre Simon é mestre em Práticas Interpretativas pela UNIRIO e Bacharel em Música pela UFPel. Além disso, o músico já atuou como Diretor Artístico do I Festival Internacional de Violão do Mercosul e como professor de violão no IFRS - Porto Alegre. Participou do projeto “Concertos Didáticos” da FUNARTE e, também lançou dois álbuns lançados com os grupos Cuarteto de Guitarras del Mercosur e Latino América Duo, tendo este recebido indicação ao Prêmio Açorianos de Música em 2018.


Serviço

Evento: Alexandre Simon: O violão sul-americano
Data: Domingo, 27 de novembro de 2022
Horário: 11h
Classificação indicativa: livre
Evento gratuito
Capacidade: 40 pessoas

Local: Solar do Jambeiro - Salão Amarelo
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói








Publicado em 09/11/2022

Arte da Feminilidade em debate na Biblioteca Parque Sábado, 22 de junho
Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...