A programação de abril do Solar do Jambeiro traz o espetáculo itinerante "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo", toda terça-feira do mês. As apresentações serão sempre às 20h30 e, nesta temporada, terão ingresso gratuito, graças ao patrocínio da Secretaria Municipal de Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. A peça é uma viagem no tempo, que tem como cenário a própria arquitetura do Solar.

De Leonardo Simões, "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo" é um espetáculo teatral que integra Literatura, Música e História - propondo uma viagem à virada do século XIX para o século XX, a chamada "belle-epóque", com suas intensas transformações sociais e urbanas, a afirmação da República, os costumes e o pensamento da época.

A peça expõe um retrato ligeiro da sociedade dessa época, através do olhar crítico dos dois autores, presente nas obras aqui apresentadas; especialmente nas cenas curtas que Arthur Azevedo publicou, entre 1904 e 1908, em sua coluna "Teatro a vapor". Com base nas diversas coincidências em suas biografias, apesar de temperamentos e estilos bastantes distintos, reunimos Machado e Arthur como "mestres de cerimônia" desse espetáculo.

Leve e bem humorado, o espetáculo, produzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), apresenta um sarau, cenas ambientadas nos vários cômodos e uma serenata no jardim. Os dois persinagens principais são interpretados por Sérgio di Paula, como Machado de Assis, e Anselmo Fernandes, como Arthur Azevedo.


Personagens

Sérgio di Paula como Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, em 1839, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. A obra de Machado de Assis assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. A crítica moderna confere ao autor o título de melhor escritor brasileiro de todos os tempos, e sua obra é vista hoje em dia de fundamental importância para as universidades e a vida acadêmica em geral no país.


Anselmo Fernandes como Arthur Azevedo
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, nascido em São Luís, em 1855, foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. No conto e no teatro, Artur Azevedo foi um descobridor do cotidiano da vida carioca e observador dos hábitos da capital. Os namoros, as infidelidades conjugais, as relações de família ou de amizade, as cerimônias festivas ou fúnebres, tudo o que se passava nas ruas ou nas casas forneceu assunto para as histórias. No teatro foi o continuador de Martins Pena e de França Júnior. Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras. É um poeta lírico, sentimental, e seus sonetos estão perfeitamente dentro da tradição amorosa dos sonetos brasileiros.

Fotos de Leticia Vinhas. Clique para ampliar


Serviço

Gênero: Teatro
Dias: Terças-feiras de abril (1, 8, 15, 22 e 29)
Horário: 20h30
Duração: 100min
Lotação: 60 pessoas
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos


A lotação desses espetáculos é restrita a 60 espectadores (às terças) e 80 espectadores (às sextas). Os interessados devem solicitar as reservas exclusivamente pelo e-mail do NEPAC (contato.nepac@gmail.com). Grupos fechados serão limitados a 10 pessoas por sessão. As reservas não retiradas até 19h50 serão liberadas para o público presente.

Tags:






Publicado em 20/03/2014