Dorival Caymmi completaria 100 anos, neste mês de abril e para celebrar a data e relembrar a conceituada obra do artista baiano, a Orquestra do Programa Aprendiz realiza concerto, no próximo domingo, dia 6, às 17h, no Solar do Jambeiro.

A apresentação inicia a "Série Dorival Caymmi", que tem programada uma sequência de atrações gratuitas, no Solar, ao longo do ano.

Para o repertório do espetáculo, foram selecionadas obras como "Suíte dos Pescadores", de Caymmi, "Chovendo na Roseira" e "Samba do Avião", de Tom Jobim, entre muitas outras.

Sobre Caymmi
Clique para ampliar


Nascido em 30 de abril de 1914, em Salvador, na Bahia, Dorival Caymmi é um dos mais significativos representantes da música popular brasileira. Suas composições eram inspiradas pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano e possuem forte influência da música negra. O artista, com toda sua riqueza melódica, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando grande espontaneidade e pureza em seus versos.

Caymmi faleceu em 2008, no Rio de Janeiro, deixando cerca de 100 composições impecáveis, clássicos populares, que encantaram estrelas como Carmem Miranda e foram reverenciados pela crítica.

O Programa Aprendiz

O Aprendiz – Música na Escola consiste em uma iniciativa da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Educação. Desde 2011, o IMMUB (Instituto Memória Musical Brasileira) assumiu a gestão do programa e vem trabalhando sob supervisão da FAN – Fundação de Arte de Niterói. O programa, criado em 2001, na cidade de Niterói, visa promover a musicalização de estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública municipal de ensino.

Desde julho de 2013, o Aprendiz passou a contar com uma sede própria, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O novo espaço dispõe de 5 salas de músicas e um grande salão para concertos e ensaios. Em agosto do mesmo ano, o programa ampliou suas ações para mais de 10 unidades da rede pública municipal, passando a atender um total de 20 escolas, nos diversos bairros da cidade.


Serviço
Orquestra do Programa Aprendiz abrindo a "Série Dorival Caymmi"
Data: 6 de abril, domingo
Horário: 17h
Duração: 60 minutos
Lotação: 50 pessoas
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 20/03/2014