Em edições mensais, Lucília Dowsley faz a abertura apresentando poesias próprias e presta homenagem a nomes consagrados da literatura e da música. O lançamento de "Marca D’água”, de Cristina Lebre, acontece no dia 5 de abril, sábado, às 16h, no Solar do Jambeiro. O evento contará com a participação do músico Sérgio Octaviano.

O Projeto "Um Brinde à Poesia" foi lançado no dia 11 de junho de 1999, com objetivo de estimular a poesia falada no cenário cultural de Niterói. A iniciativa da fotógrafa e jornalista Lucília Dowslley tem como objetivo abrir espaço para novos autores e compositores, estimular e encorajar aqueles que nunca se apresentaram num sarau ou mesmo falaram num microfone em público e promover lançamento de livros ou CDs, sem custo algum para o artista.

Marca d'Água é o segundo livro da jornalista, revisora, apresentadora e escritora Cristina Lebre, trazendo agora, além de poemas, suas primeiras aventuras no mundo dos contos.

Clique para ampliar
Assim, enquanto "Olhos de Lince", seu primeiro livro, lançado em 2008, contem poemas escritos desde a adolescência apaixonada, mas também já preocupada com a condição humana e o desequilíbrio nas relações sociais e políticas, "Marca d'Água" foi produzido em um tempo curto, apenas dois anos, mas dois anos de grande convivência com o universo da poesia, frequentando os saraus do Rio, Niterói e São Gonçalo, e inserindo-se nesta "tribo" de fantásticos poetas que formam, atualmente, um grande movimento cultural e literário no Brasil.

"Marca d'Água" mescla agora a romântica adolescente com uma ousada escritora que externa seus sentimentos, pensamentos, sensações e devaneios de forma lírica, mas também, em muitos textos e poemas, revela de maneira surpreendente sua maturidade em constatações dramáticas sobre a condição humana, o amor e a morte, a crença inabalável em Deus e a homenagem à natureza em seu mosaico de matizes de cores.

"Marca d’Água" mostra ainda um lado muito mais impessoal da autora, que inventa personagens tanto na poesia quanto na prosa, como em "A moça da casa amarela" e " O andarilho" , (poemas), e nos contos e prosas poéticas " A mulher dos saltos", "Neno" e " O lago".

Lucília Dowslley, fotojornalista e atriz, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro. Lançou o Movimento pela Paz e Liberdade de Ser, inspirado em sonho, que mensalmente promove no MAC Niterói, no Museu da República e no Solar do Jambeiro. Se apresentou no Paraguai, Nova York e Nova Jersey. Publicou dois livros: Um Brinde à Poesia (2004) e Carmim (2012). Viver poesia, falar a poesia, ser poesia. Assim têm sido os seus dias, militante das artes há mais de 20 anos, Lucília acredita na arte como instrumento de autoconhecimento e de conscientização para transformação da humanidade numa vida de qualidade, celebração e paz, seja no teatro, na fotografia, na música ou literatura.


Serviço
Projeto Um Brinde à Poesia lança "Marca d'Água" de Cristina Lebre
Data: 5 de abril, sábado
Horário: 16h

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 20/03/2014