Exposição fotográfica no Solar do Jambeiro mostra mudanças em cenários da cidade entre 1908 e 2008

Quanto uma cidade pode mudar num período de cem anos? A resposta está nas imagens da exposição "Niterói em dois tempos", no Solar do Jambeiro, no Ingá. Promovida pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a mostra compara 14 cenários simbólicos da cidade clicados no ano de 1908 com fotos tiradas, do mesmo ângulo, em 2008, destacando a força da passagem do tempo e da chegada do progresso ao município. Há imagens das barcas, do campo do Rio Cricket e da Praia da Boa Viagem, entre outras.

De acordo com o chefe da Divisão de Documentação e Pesquisa da FAN, Maurício Fernandes Vasquez, as fotos centenárias pertencem à coleção pessoal do livreiro Carlos Mônaco. As fotos antigas, tiradas em 1908, não revelam, infelizmente, o nome de seu autor. Revelam, sim, uma cidade que crescia, embora conservasse ainda lugares aparentemente inóspitos. Revelam, também, que o povo da então capital do Estado era um povo elegante, despreocupado, laborioso, participativo e curioso. Alguns acreditam que elas tenham sido tiradas pelo conde Agriolongo, dono da antiga Fábrica de Fumos Veado, uma das mais famosas do início do século passado, que funcionava em Icaraí.





— O conde costumava distribuir fotografias de paisagens como brindes. Quem completasse a coleção, ganhava um aparelho que permitia vê-las em três dimensões já naquela época. As imagens que fazem parte da mostra têm essas características — explica Vasquez. As fotos atuais, em que pese a presença maciça de prédios, muros e asfalto, ainda permitem que reconheçamos paisagens e recortes geográficos que se assemelham ou lembram os antigos.

O fotógrafo Marco Aurélio Brandt, contratado pela FAN em 2008 para reproduzir as fotos cem anos depois, traduziu a experiência como sensacional:

— Já tenho um interesse em fotos históricas e esse trabalho foi muito curioso porque eu tinha que procurar o ângulo certo das fotos. Com "Niterói em dois tempos", é a primeira mostra que expõe o acervo fotográfico da FAN, composto por mais de 25 mil imagens.

O quê?
Mostra "Niterói em dois tempos"

Onde:
Solar do Jambeiro, na Rua Pres. Domiciano 195, São Domingos.

Quando:
Até o dia 31, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Gratuito.






Publicado em 10/05/2013
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho