Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro de dois mil e treze, às 19h, foi realizada no Solar do Jambeiro, Ingá, Niterói, RJ, reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. Às 19h30min instalou-se com o quórum necessário e 54 presentes.

A pauta foi a seguinte:

I) Leitura, discussão e aprovação da ata de reunião anterior;
II) Comunicações da Presidência e dos demais integrantes do Conselho;
III) Leitura, discussão e decisão dos processos e expedientes e;
IV) Apresentação de temas gerais.

Sady Bianchin abriu a reunião, agradecendo a presença do cineasta Sergio Santeiro; logo depois apresentou o novo conselheiro da câmara de cinema e vídeo, Sr. Flavio Cândido, com o Davy Alexandrino como suplente. Foi dado informe pelo Secretário executivo sobre a mudança dos conselheiros: Wagner Morgan assume a titularidade da Câmara de Instituições de Ensino Superior, Almir Miranda assume a titularidade da Câmara de Produtores Culturais e; após consulta aos mesmos, Ana Bartira da Penha e Alex Freitas da Silva decidiram permanecer na Câmara de Dança.

No ponto I foi lida, discutida e aprovada a ata da reunião anterior. Nesse momento, o presidente Sady pediu licença da reunião por motivos profissionais e indicou o conselheiro Renan Gomes para assumir a presidência da sessão.

No ponto II, o conselheiro Almir Miranda apresentou o relatório do Grupo de Trabalho de Mobilização do Conselho (conforme o anexo), que foi intensamente debatido entre os presentes, ficando a próxima reunião do GT marcada para a próxima segunda, 17h, na FAN; Ainda, ficaram marcadas as seguintes reuniões: câmara de Literatura, dia 05/03, às 19h, na sede da FAN; câmara de Música, dia 04/03, 19h, na FAN; câmara de Audiovisual, dia 06/03, 20h, no Campus Avançado; câmara de Dança, dia 11/03, 20h, na rua XV de novembro, 92, sala 404. Em relação aos Encontros Temáticos da Cultura, decidiu-se manter em 05 e 06 de abril no Teatro Popular ou, se não for possível, adiá-los em uma semana, para os dias 12 e 13 de abril. Em seguida, foi votada a proposta de criação de um GT de estudo de reformulação da Lei do Conselho, que recebeu 06 votos a favor e 03 contra; Almir defendeu ser hoje, enquanto Renan defendeu que se aguarde um mês. Por fim, decidiu-se pela criação do GT hoje, para reunir-se na terça, às 19h, na FAN, do qual farão parte: Adyl Rita, Evans, Carlos, Dedé, Leo Zulu, Luis Bitencourt, Rodrigo, Daniel Domingues, Jose Pantoja, Claudia Riberito, Felipe Carvalho, Rene Carvalho, Renan Gomes, Almir Miranda.

No ponto III decidiu-se o seguinte calendário para implementação do Sistema Municipal de Cultura: em março será a assinatura da adesão de Niterói ao Sistema Nacional; em abril iniciar-se-ão as pré-conferências de cultura; em junho acontecerá a Conferência Municipal de Cultura; de julho a novembro será elaborado, a partir das diretrizes da conferência, o Plano Municipal de Cultura; em novembro, será enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei do Sistema Municipal, que incluirá o Fundo Municipal, a Reformulação do Conselho e o Plano Municipal. No ponto IV, o Sr. Luiz Carlos de Carvalho queixou-se da ausência do conselheiro das artes visuais; a chefe de gabinete do vereador Leonardo Giordano, Rita Diirr, encaminhou indicação legislativa do Vale Cultura e da isenção de bilheteria nos museus e centros culturais, e deu o informe de que, no dia 09, Secretaria de Cultura do PT-RJ, vai realizar um seminário sobre o Plano Estadual de Cultura, na câmara, das 09h às 17h; O Sr. Leonardo Simões solicitou à Secretaria que seja considerado o documento da classe teatral como política pública de interesse da cidade; o Superintendente Cultural da FAN, Victor De Wolf, deu informe sobre encontro realizado com o presidente da FUNARTE, sobre a falsa notícia do piano do ballet na sede da FAN; O Sr. Claudio Salles informou sobre encontro do Plano Estadual, que será realizado em Niterói pelo Governo do Estado, no dia 22/03; O representante da Secretaria de Educação no Conselho, Prof. Henrique deu informe sobre o lançamento do projeto Aprendiz, realizado ontem; Claudio Sales informou sobre o andamento do corredor cultural e da ligação do Teatro Municipal à UniTV por fibra ótica; Rodrigo Correa falou da indicação legislativa da Semana da Consciência Negra aprovada pela Vereadora Verônica Lima; Victor De Wolf informou sobre o projeto Arte na Rua e distribuiu, em primeira mão, a nova Agenda Cultural da cidade, convidando a todos para o lançamento oficial no próximo domingo, 10h, no Campo de São Bento. O Secretário de Cultura Artur Maia justificou ausência por estar na reunião da Jornada Mundial da Juventude Católica; o conselheiro Wagner Morgan justificou ausência, por estar na audiência das torres Niemeyer; o vereador Leonardo Giordano justificou ausência por estar em outra atividade da Câmara de Vereadores.

A reunião foi encerrada às 22h, ficando convocada a próxima reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura para o dia vinte e oito de março de dois mil e treze (28/03/2013), às 19h, no Solar do Jambeiro.

Sady Bianchin – Presidente
Victor De Wolf – Secretário Executivo

Conselheiros(as) titulares presentes: Sady Bianchi (Artes Cênicas); Flavio Candido (Cinema e Vídeo); Ana Bartira (Dança); Renan Gomes (Música); Moisés Faria (Radiodifusão); Felipe Ribeiro de Carvalho (Empresários); José Henrique Antunes (Secretaria de Educação); Claudio Salles (Secretaria de Cultura)

(smcdoc)







Publicado em 10/04/2014

Competição de Marchinhas – bloco "Não é Não!" Até 28 de fevereiro de 2025
Memória: INDC inaugura sua nova sede no Ingá Leia mais ...
Memória: Arquivo foi assunto de seminário promovido pelo INDC Leia mais ...
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...
Niterói lança IV edição do Musifest De 24 a 28 de março de 2008
Prefeitura de Niterói anuncia novo Museu do Cinema Brasileiro Leia mais ...