Pela primeira vez, Niterói receberá um show de Gilberto Gil. A apresentação do músico, agendada para o próximo dia 7, no Teatro Popular, pontuará o início do projeto Circuito Quatro Estações da Música, que trará grandes nomes da música brasileira para a cidade, além de marcar a reabertura do Caminho Niemeyer.

De acordo com o projeto, realizado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e pela Secretaria municipal de Cultura, Niterói receberá, pelo menos quatro grandes shows por ano, um a cada mudança de estação. A apresentação de Gilberto Gil vai celebrar o outono. Além do show do músico, haverá a apresentação da Sinfônica Ambulante, da banda Dizcoé e de um stand up comedy com o ator niteroiense Juliano Antunes.



Apesar de se apresentar em Niterói pela primeira vez, Gil diz que já conhece a cidade:

— O Rio de Janeiro continua lindo, mais ainda visto de Niterói, que é uma cidade com muitos muitos músicos e lindos trabalhos do Niemeyer.

Compositor e intérprete com mais de cinco décadas de carreira, Gilberto Gil, que também foi ministro da Cultura, é um dos nomes da música brasileira mais conhecidos no exterior e dono de uma rica produção fonográfica. Ao todo, são 52 discos, com quatro milhões de cópias vendidas e nove Grammys.

Em Niterói, Gil vai fazer um apanhado de sua carreira e vai tocar sucessos, como "Aquele abraço", "Eu só quero um xodó", "Realce", "Vamos fugir" e "Não chores mais".

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, que é baixista, já dividiu os palcos com o músico várias vezes e também deve acompanhar Gil neste show. Ele explica que apesar de conhecer o compositor de longa data, a sugestão de trazê-lo para Niterói partiu do prefeito Rodrigo Neves.

— Ele teve a sensibilidade de perceber a importância que o Gil tem para a cultura. Ter um show desse, em qualquer lugar do mundo, é um luxo. Essa apresentação vai colocar Niterói na rota de grandes shows. Estamos abrindo a porta de Niterói para o mundo. O circuito ainda nem começou, e Arthur Maia já tem em mente o próximo show, que está previsto para o início do inverno. Ele garante que falta pouco para a atração ser confirmada e que se trata de um músico conhecido internacionalmente. O Circuito Quatro Estações será realizado sempre na praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, no Centro, das 18h às 22h. A entrada é gratuita.

Caminho Niemeyer



O show também terá como objetivo celebrar a reabertura do Caminho Niemeyer. No mês que vem, o Memorial Roberto Silveira será aberto com um acervo virtual. Entre as atrações, estão um telecentro e o Centro de Memória da Literatura Fluminense. Também em abril, será inaugurado o Centro de Informações Turísticas, próximo ao Memorial, que contará com um posto da Neltur, com funcionários bilíngues para atender os turistas. O posto vai oferecer ainda uma visita guiada pelo Caminho Niemeyer.

Soraya Batista para O Globo (30/03/2013)01/06

Tags:






Publicado em 0000-00-00