Neste domingo, dia 14 de janeiro de 2018, a partir das 17h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer vai abrir suas cortinas para a gravação do DVD da Roda do Samba Social Clube Nova Geração - Vol II. O grupo, que reúne alguns dos mais respeitados nomes do Samba, valoriza a tradição dos redutos e agremiações onde o verdadeiro Samba de Raiz se desenvolveu ao longo da história da Música Popular Brasileira.
Nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a partir das 18h30, o Teatro Popular Oscar Niemeyer dá início às homenagens ao Dia Nacional da Visibilidade Trans com o espetáculo "Dandara Através do Espelho", uma peça de teatro autobiográfica criada a partir do diário da atriz transexual Dandara Vital.
Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, às 20h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe mais uma edição do Cine Popular, apresentando o filme "Antônia", de Tata Amaral. Às 19h30, haverá exibição de videoclipes de pop e black music.
No longa, quatro jovens mulheres negras que vivem na periferia de São Paulo tentam conquistar o sucesso formando um grupo musical, Antônia
Sucesso na temporada 2017 do Teatro Municipal Oscar Niemeyer, “A farsa da viúva arruinada é um musical que retrata, com muito humor, a corrupção na nossa sociedade. Escrita pela premiada diretora e dramaturga Andréa Terra a peça assinala a continuação do trabalho de pesquisa da Companhia Teatral Recontando Conto, iniciado com o elogiado “O leite da jacaroa”.
Organizado pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN) em parceria com os grupos Transdiversidade Niterói (GTN) e Foca Nelas (Mulheres organizadas pela defesa dos direitos LGBT), a “Festa Orgulho” agita o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no próximo dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita.
O grande sucesso de Jorge Amado ganha adaptação musical para o teatro, com direção de Marcello Caridade. Com quatro apresentações aos fins de semana, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a peça entra em cartaz no dia 30 de junho, sábado, e tem sua última apresentação no domingo, dia 8 de julho.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer abre espaço para a peça do Coletivo Bonobando, um espetáculo inspirado em situações cotidianas, histórias de vida e contos literários para criar a fictícia Cidade Correira. Cidade que dá nome à peça, Correria é caótica, com cenas que transbordam urgência e velocidade cotidiana, repleta de alegrias, delírios, feridas e potências.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer realiza uma homenagem a um dos mais importantes sambistas de todos os tempos. João Nogueira, eterno presidente do Clube do Samba, teve uma carreira recheada de belíssimos sambas, sucessos como "Nó na Madeira" e "Eu hein Rosa". Os músicos Jorge Simas e Didu Nogueira celebram a obra de João com um repertório que mistura os clássicos com composições menos conhecidas do sambista.
A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói inaugura o Primeiro Circuito de Teatro com seis peças diferentes, em apresentações únicas e gratuitas. Durante duas semanas, às 19h, às terças, quartas e quintas-feiras, o Circuito da ATACEN ocupa o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, abrindo seu espaço para diferentes roteiros.
Realizada em diversos locais do mundo, a Jornada Cultural Senegalesa chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer no sábado, dia 11 de agosto. Durante todo o dia haverão celebrações da cultura senegalesa e homenagens ao poeta Cheikh Akhmadou Bamba, considerado um renovador do Islã pelos seus seguidores,
O Fest Voice da Maturidade enche o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer de música e inclusão social, em duas sextas-feiras do mês. Promovido pelas Secretarias do Idoso e da Participação Social, o festival é uma competição de canto que visa ampliar a inclusão e o bem estar dos idosos. Na primeira etapa, vinte candidatos pré selecionados se apresentam no palco do Teatro Popular, em fase eliminatória. Depois, na grande final, o três vencedores serão premiados.
A preferência por personagens marginais, vivendo seus dilemas e impasses no que se pode chamar de submundo já estava presente na peça de estreia do escritor Plínio Marcos. "Barrela" será apresentada no Teatro Popular Oscar, em temporada que toma os fins de semana do mês de agosto. A peça põe em cena elementos do crime, em uma mesma cela, regidos por um conjunto de regras exclusivos de seu confinamento.
Comemorando três anos, o Sarau dos Outros dessa vez toma o Teatro Popular Oscar Niemeyer, na noite do dia 29 de agosto. A partir das 20h, o tradicional microfone aberto será acompanhado de bandas e expositores, que incluem artistas de rua, grupos de teatro, dançarinos, músicos e poetas. Congregando as mais diversas manifestações artísticas, o Sarau dos Outros já se consagrou no cenário cultural de Niterói como importante ponto de reconhecimento de artistas.
O Cineclube do Teatro Popular exibe o documentário de Arthur Moura que narra a história do rap no Rio de Janeiro, através de imagens históricas e inéditas ao público. "O Som do Tempo" vai desde o final da década de 90 até os dias atuais, contando com depoimentos de MCs, DJs, produtores, beatmakers e outras figuras importantes que viveram o contexto de nascimento do rap no Rio.
A Pré Parada do Orgulho LGBTI de Niterói é fruto da parceria entre o GDN (Grupo Diversidade Niterói), o GTN (Grupo Transdiversidade Niterói) e o FocaNelas (Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais), O evento vai contar com exibição do documentário "A Volta da Pauliceia Desvairada", de Lufe Steffen, no cineclube Projeta Transviadão, que retrata a noite boêmia da comunidade LGBT de São Paulo.
Niterói comemora seus 445 anos com uma série de atrações que vão balançar as estruturas da terra de Araribóia. E como um dos pontos turísticos mais queridos da cidade, o Teatro Popular Oscar Niemeyer não poderia ficar de fora. Na quinta-feira, 22 de novembro, a partir das 20h, tem Dirceu Leite Trio e a Banda do Síndico.