Neste domingo, dia 14 de janeiro de 2018, a partir das 17h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer vai abrir suas cortinas para a gravação do DVD da Roda do Samba Social Clube Nova Geração - Vol II. O grupo, que reúne alguns dos mais respeitados nomes do Samba, valoriza a tradição dos redutos e agremiações onde o verdadeiro Samba de Raiz se desenvolveu ao longo da história da Música Popular Brasileira.
Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, às 20h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe mais uma edição do Cine Popular, apresentando o filme "Antônia", de Tata Amaral. Às 19h30, haverá exibição de videoclipes de pop e black music.
No longa, quatro jovens mulheres negras que vivem na periferia de São Paulo tentam conquistar o sucesso formando um grupo musical, Antônia
Nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a partir das 18h30, o Teatro Popular Oscar Niemeyer dá início às homenagens ao Dia Nacional da Visibilidade Trans com o espetáculo "Dandara Através do Espelho", uma peça de teatro autobiográfica criada a partir do diário da atriz transexual Dandara Vital.
Sucesso na temporada 2017 do Teatro Municipal Oscar Niemeyer, “A farsa da viúva arruinada é um musical que retrata, com muito humor, a corrupção na nossa sociedade. Escrita pela premiada diretora e dramaturga Andréa Terra a peça assinala a continuação do trabalho de pesquisa da Companhia Teatral Recontando Conto, iniciado com o elogiado “O leite da jacaroa”.
Organizado pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN) em parceria com os grupos Transdiversidade Niterói (GTN) e Foca Nelas (Mulheres organizadas pela defesa dos direitos LGBT), a “Festa Orgulho” agita o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no próximo dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita.
O grande sucesso de Jorge Amado ganha adaptação musical para o teatro, com direção de Marcello Caridade. Com quatro apresentações aos fins de semana, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a peça entra em cartaz no dia 30 de junho, sábado, e tem sua última apresentação no domingo, dia 8 de julho.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer abre espaço para a peça do Coletivo Bonobando, um espetáculo inspirado em situações cotidianas, histórias de vida e contos literários para criar a fictícia Cidade Correira. Cidade que dá nome à peça, Correria é caótica, com cenas que transbordam urgência e velocidade cotidiana, repleta de alegrias, delírios, feridas e potências.
O principal bloco de carnaval niteroiense vai ocupar o Teatro Popular com uma mistura interessante: releituras carnavalizadas dos ritmos juninos prometem não deixar ninguém parado na apresentação, que acontece no dia 3 de agosto, sexta-feira, às 21h.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer realiza uma homenagem a um dos mais importantes sambistas de todos os tempos. João Nogueira, eterno presidente do Clube do Samba, teve uma carreira recheada de belíssimos sambas, sucessos como "Nó na Madeira" e "Eu hein Rosa". Os músicos Jorge Simas e Didu Nogueira celebram a obra de João com um repertório que mistura os clássicos com composições menos conhecidas do sambista.
A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói inaugura o Primeiro Circuito de Teatro com seis peças diferentes, em apresentações únicas e gratuitas. Durante duas semanas, às 19h, às terças, quartas e quintas-feiras, o Circuito da ATACEN ocupa o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, abrindo seu espaço para diferentes roteiros.
Realizada em diversos locais do mundo, a Jornada Cultural Senegalesa chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer no sábado, dia 11 de agosto. Durante todo o dia haverão celebrações da cultura senegalesa e homenagens ao poeta Cheikh Akhmadou Bamba, considerado um renovador do Islã pelos seus seguidores,
O Fest Voice da Maturidade enche o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer de música e inclusão social, em duas sextas-feiras do mês. Promovido pelas Secretarias do Idoso e da Participação Social, o festival é uma competição de canto que visa ampliar a inclusão e o bem estar dos idosos. Na primeira etapa, vinte candidatos pré selecionados se apresentam no palco do Teatro Popular, em fase eliminatória. Depois, na grande final, o três vencedores serão premiados.
Comemorando três anos, o Sarau dos Outros dessa vez toma o Teatro Popular Oscar Niemeyer, na noite do dia 29 de agosto. A partir das 20h, o tradicional microfone aberto será acompanhado de bandas e expositores, que incluem artistas de rua, grupos de teatro, dançarinos, músicos e poetas. Congregando as mais diversas manifestações artísticas, o Sarau dos Outros já se consagrou no cenário cultural de Niterói como importante ponto de reconhecimento de artistas.
O Cineclube do Teatro Popular exibe o documentário de Arthur Moura que narra a história do rap no Rio de Janeiro, através de imagens históricas e inéditas ao público. "O Som do Tempo" vai desde o final da década de 90 até os dias atuais, contando com depoimentos de MCs, DJs, produtores, beatmakers e outras figuras importantes que viveram o contexto de nascimento do rap no Rio.
A Pré Parada do Orgulho LGBTI de Niterói é fruto da parceria entre o GDN (Grupo Diversidade Niterói), o GTN (Grupo Transdiversidade Niterói) e o FocaNelas (Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais), O evento vai contar com exibição do documentário "A Volta da Pauliceia Desvairada", de Lufe Steffen, no cineclube Projeta Transviadão, que retrata a noite boêmia da comunidade LGBT de São Paulo.
O filme "Mnémora: Pueblo, Poder y Tiempo" estreia na próxima sexta-feira no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A produção do coletivo cultural El Culebrón Timbal será exibida no dia 16 de novembro, às 19h, com entrada franca. A exibição tem aúdio original em espanhol, sem legendas.
Niterói comemora seus 445 anos com uma série de atrações que vão balançar as estruturas da terra de Araribóia. E como um dos pontos turísticos mais queridos da cidade, o Teatro Popular Oscar Niemeyer não poderia ficar de fora. Na quinta-feira, 22 de novembro, a partir das 20h, tem Dirceu Leite Trio e a Banda do Síndico.