Clique para ampliar.


A vanguarda dos anos 20 e seu futurismo em cartaz no Teatro Popular

Em curta temporada, a peça "Serata Futurista ou de como as Palavras são cheias de Ar" estreia no dia 21 de agosto, sexta-feira, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Com entrada gratuita, o espetáculo retrata a vanguarda dos anos 20 e sua influencia sobre o teatro contemporâneo.

A peça é um teatro dentro do teatro, em uma viagem a vanguarda futurista dos anos 20, onde a política e a arte misturadas se transformam em acontecimentos teatrais. Ironia, deboche e muita irreverência traz ao espetáculo o clima revolucionário de "enxergar" além, aliado a recursos como canto, poesia, a própria encenação, revelações, humor, discursão sobre os problemas cotidianos e verdades nada fáceis de serem admitidas pelo ser humano.

Clique para ampliar
Colagem de diferentes textos teatrais e poesias de diferentes épocas fazem parte do roteiro, que prestigia poemas de Maiakovski e de Walt Whitman, as peças sintéticas de Marinetti, o mito de Fedra, cantos de Camões a Inês de Castro, as cartas na prisão de Oscar Wilde e fragmentos da peça "O Despertar da Primavera" de Frank Wedekind.

Todas as cenas são construídas buscando uma estética teatral performativa, na desconstrução dialógica e prevalência das imagens, sons e ruído sobre o diálogo. Com muita liberdade poética e vibração intensiva, o amor também é celebrado, em tempos de mal estar a partir de uma linguagem caleidoscópica, revogando a organização da cena teatral em prol da ação viva.

Dirigido e coordenado pela Profa. Dra. Martha Ribeiro, a peça fica em cartaz apenas um final de semana, do dia 21 a 23 de agosto. O espetáculo é de parceria da Fundação de Arte de Niterói (FAN), do Teatro Popular Oscar Niemeyer, do Teatro Performativo da Universidade Federal Fluminense (TeP-UFF) e do Curso de Artes Cênicas da EBA-UFRJ.

Clique para ampliar.



Serviço

Teatro
"Serata Futurista ou de como as Palavras são Cheias de Ar"
Data: 21 a 23 de agosto de 2015
Horário: Sexta às 20h; Sábado às 21h; Domingo às 19h
Classificação: 18 anos
Entrada Franca

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto s/n - Centro, Niterói (ao lado das barcas e atrás do Terminal Rodoviário João Goulart)
Telefone: (21) 2613-2734 / 2621-5104








Publicado em 0000-00-00