Nos dias 01, 02, 08, 15, 16, 23, 29 e 30 de abril, sábados e domingos, às 19h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer abre as cortinas para o espetáculo "Guerr-ILHA", de Andréa Terra, sob a direção de Ricardo Rocha e realizado pelo Coletivo Bichos de Teatro. Classificação indicativa: 16 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira).

Guerra-ILHA é um libelo pela liberdade de expressão e pela preservação da memória política da nossa comunidade, desde a sua menor representatividade – um pequeno município – até sua máximo representatividade – a nossa nação.

Guerr-ILHA

O espetáculo acompanha a vida de um casal desde o início do namoro, no final do governo de Getúlio Vargas, até o endurecimento da repressão política nos anos 1960. Dois momentos distintos de censura e coerção – o rigor do Estado Novo e o terror da ditadura militar. O texto traça um painel de política brasileira no período a partir do ponto de vista da vida privada, refletindo como o nosso cotidiano é impactado pelos fatos políticos, mesmo quando achamos que não nos envolvemos diretamente.

"Guerr-ILHA" transita pela memória da cidade de Niterói, com o que esta tem de afetivo mas também com o que tem de sombrio. A decisão de situar os acontecimentos fora de uma metrópole propõe uma reflexão sobre o alcance dos organismos de repressão e como todos somos igualmente afetados em estados de exceção.

Clique para ampliar
A encenação destaca o gênero de teatro documentário estabelecendo – através da iluminação e de outros recursos da encenação – uma relação claro/escuro que ratifica, poeticamente, o que se revela o que se esconde. Escolhas alusivas ao ambiente de interrogatório criam imagens plasticamente potentes e geram no espectador a angústia em "descobrir" o que não se vê. Enquanto um casal de atores dá vida aos protagonistas, outros dois atores assumem todos os demais personagens. Os atores manipulam os objetos cênicos e a iluminação, criando efeitos cinematográficos de direcionamento do olhar na representação teatral.

A dramaturgia destaca ainda a importante participação feminina no movimento de resistência à ditadura, personificada pela protagonista que, de jovem criada em família integralista, passa a esposa reacionária para – ao confrontar as violações aos direitos humanos cometidas pelos agentes da repressão – dedicar-se à resistência e o apoio aos perseguidos políticos, tornando-se ela mesma, uma vítima do sistema.

O projeto tem dramaturgia original e inédita de Andréa Terra, que vem amealhando prêmios tanto como dramaturga quanto como diretora. Consiste em um grande trabalho de pesquisa sobre a época da ditadura militar e a participação da mulher no movimento de resistência.

Andréa Terra

Andréa Terra é diretora artística da Companhia Teatral Recontando Conto, além de diretora teatral e produtora do "Coletivo Bichos de Teatro", ambos com sede em Niterói. Com a CTRC, atua com foco na aplicação do teatro social e, já com o Coletivo, aprofunda a sua pesquisa sobre a presença das matrizes culturais brasileiras na dramaturgia, tendo seu trabalho reconhecido com a Premiação de Iniciativas Culturais concedida pela Secretaria de Cultura de Niterói de 2014.

O grupo

O Coletivo Bichos de Teatro é um centro de pesquisa em Artes Cênicas, uma sociedade artística – formada por atores, produtores e pesquisadores – que prima por fomentar a cultura e desenvolver ações sustentáveis em arte, atuando há quatro anos, com sede no município de Niterói. O Coletivo é composto por artistas envolvidos em causas sociais e debatedores de questões urgentes à nossa sociedade: direitos civis, questões relativas a gênero, discriminações a todos os tipos de minorias, a militância negra, a violência contra a mulher e outros.


Ficha Técnica

Dramaturgia: Andréa Terra
Direção e iluminação: Ricardo Rocha
Produção: Coletivo Bichos de Teatro
Direção de arte: Felipe Barros
Design gráfico: Jordana Corrêa
Atores: Flávio Trolly, Fraya Hippert, Juliano Antunes e Andréa Terra


Serviço

"Guerr-ILHA", de Ricardo Rocha, no Teatro Popular
Data: 01, 02, 08, 15, 16, 23, 29 e 30 de abril de 2017
Horário: Sábados e domingos, às 19h
Duração: 70 minutos
Ingresso: R$ 40,00
Classificação: 16 anos

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro
Informações: (21) 2613-2734 / 2621-5104 / 2620-6101


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/04/2017