A Artecorpo Teatro e Cia estreia, no sábado, 06 de maio de 2017, às 16h, o espetáculo Memórias de Um Pequeno Grande Príncipe, uma livre adaptação do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint Exupèry, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A temporada vai até 28 de maio, todos os sábados e domingos, exceto dias 13 e 20.

Com texto e direção de Rachel Palmeirim e direção de manipulação de bonecos de Márcio Nascimento, a releitura do clássico da literatura infantil é feita de forma lúdica e com recursos cênicos bem elaborados e contemporâneos. O protagonista, um aviador sisudo e estressado precisou de uma queda de avião, um baque, para organizar seus pensamentos. Ele ganha vida num boneco articulado com 75 cm de altura. Com o acidente, sua memória traz à tona os personagens simbólicos de sua vida: a Rosa, a Serpente, a Raposa, o Guarda Chaves e o próprio Pequeno Príncipe.

Cada personagem trará consigo instantes importantes da vida do aviador. A Rosa, simboliza o amor e suas dificuldades de compreensão; a Serpente, a superioridade de um ser divino, capaz de retirar uma vida; a Raposa, a amizade, o cuidado, o carinho, que surge através de gestos, e não de palavras; e o Guarda Chaves, o caos da população.





Já o príncipe surge na história não como referência à realeza, mas como simbolismo daquilo que temos de mais bonito (dentro e fora). E, no caso do espetáculo, isso vem da criança, do pequeno príncipe.

Permeada com músicas e sonoplastia ao vivo, a peça tem como objetivo levar a reflexão de onde e como o expectador pode encontrar dentro de si esses valores e como trazê-los à tona, percebendo, que muitas vezes, o que há de mais singelo e puro pode estar obscuro e trancado.


A ArteCorpo Teatro e Cia

Criada em 2001 e sediada na cidade de Niterói, é composta por profissionais de artes cênicas e educação, fundamenta seu trabalho artístico/pedagógico em linguagens cênicas diferenciadas através de pesquisas teóricas e práticas. Utilizando processos improvisacionais para a construção dos seus trabalhos, valoriza a criação coletiva, buscando trazer para cena poesia, ludicidade e reflexão, buscando sempre o contato mais direto com a comunidade, de maneira a fomentar movimentações culturais alternativas. Os trabalhos nas escolas, nas ruas e em espaços não teatrais, são o reflexo desta filosofia.





Ficha Técnica

Direção: Rachel Palmeirim
Direção de manipulação: Márcio Nascimento
Elenco: Alexandre Vollú, Cida Palmeirim, Eliana Lugatti e Rachel Palmeirim



Serviço

"Memórias de Um Pequeno Grande Príncipe" no Teatro Popular
Estreia: 06 de maio de 2017
Temporada: de 6 a 28 maio, aos sábados e domingos (exceto 13 e 20/05)
Horário: 16h
Classificação etária: Livre
Capacidade: 460 pessoas
Ingressos: R$ 30 / R$ 15 (meia)

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00