De 13 a 16 de setembro, a partir das 20h, a 10ª Edição Niterói em Cena promove, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a apresentação da Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Em cada noite sete cenas subirão ao palco para concorrer ao prêmio. No dia 16, sábado, sobem ao palco a Nós + 2 com "Respiro"; ÜBERMENSCH com "Meu Corpo Noite Adentro"; Cia de Arte EM CriAção com "O Último Delírio de Van Gogh"; Ato I Cia. de Teatro com "A Boneca e a Borboleta"; InVersos com "Contorções Afogadas"; Este coletivo com "Last Dance"; e Cia Crisálida com "Enjaulados de La Passion". A entrada é franca.

Confira a programação de sábado, 16 de setembro

Respiro é apresentado pela nós + 2, do Rio de Janeiro. Com texto, direção e atuação de Guilherme Gomes, Maria Hermeto e Tomás Gonzaga, a obra é uma suspensão no tempo e no espaço, é uma pausa, é querer o outro. Você se modifica quando alguém chega ao lugar em que você se encontra? E se ela quiser te tocar? Entrega-se ou foge? Por nascer do encontro de pessoas, trata da relação dos desejos e da capacidade de se adaptar. Duração: 12 minutos.

O grupo ÜBERMENSCH, de São Paulo, traz Meu Corpo Noite Adentro, autoria de Rafael Carvalho e William da Silva. Sob a direção de Rafael, Wallace Ruy interpreta um mónologo que conta a história da Mona, uma travesti que narra os horrores e as delícias de um passeio pelo lado selvagem das ruas. Ela tem a morte e o batom sempre ao alcance das mãos e usa o próprio corpo como arma de (re)existência de sua identidade, manchada de esperma e sangue. Duração: 14 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.

Com texto e direção de Jiddu Saldanha e realizado pela Cia de Arte em CriAção, do Rio de Janeiro, O último delírio de Van Gogh é protagonizado por Rafael Manheimer, no papel do célebre pintor. Na obra, Van Gogh acorda e tem a sensação de um encontro imaginário com seu irmão Theo. Escreve e responde, em seu imaginário, cartas onde faz alguns questionamentos sobre a vida, a existência e a transcendência da alma; a partir de pinceladas e delírios envolvendo a cor azul, o amarelo e sua relação com seu rival. Duração: 15 minutos.

A Boneca e a Borboleta trata da história de uma boneca que, inconformada, altera a rotina de um cientista e do mundo a sua volta. Com texto, direção e atuação de Bruno Praxedes e Suelen Gom, a cena é apresentada pelo grupo Ato I Cia. de Teatro, de São Gonçalo, RJ. Duração: 13 minutos.

Inspirado na obra "A Alma Imoral" de Nilton Bonder, Contorções Afogadas se passa com o encontro de dois corpos, que não necessariamente conhecem um ao outro. Dois caminhos diferentes que se cruzam pela necessidade da sobrevivência humana, esses corpos vão vivenciando suas marcas entre "Moralidade" e "Imoralidade" e seguem juntos em busca de si. Direção, autoria e interpretação de Iza Lanza e Edney D'Conti, através do grupo InVersos. Duração: 15 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.

A Este Coletivo, de Belo Horizonte, traz a obra Last Dance. Lorena Tófani e Henrique Cordoval interpretanm dois artistas que, depois de anos dividindo o palco e a vida, passam a ter sua relação desgastada e suas transformações pessoais, sutis, revelam o vazio. O que vem depois do silêncio? O que começa quando tudo termina? Duração: 15 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

Enjaulados de La Passion é uma realização da Cia Crisálida, do Rio de Janeiro, com texto, direção e atuação de Thalita Felix Ribeiro e Rafael Peixoto da Silva. Satirizando as telenovelas, a obra trata de modo crítico e bem-humorado da programação televisiva. Camila Maria, mocinha doce e ingênua, se apaixona perdidamente por Rogério Augusto, o galã do folhetim. Porém, Maria Camila, a irmã gêmea e vilã, fará de tudo para separá-los. Duração: 15 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.

A mostra de curtas segue até sábado. Não perca, a entrada é franca.

Niterói em Cena Celebra sua 10ª Edição!

Entre os dias 13 e 24 de setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a 10ª edição do Niterói em Cena, com a Mostra de Espetáculos e a Mostra Competitiva de Cenas Curtas contemplando produções dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro; além de Oficinas para atores ministradas por Duda Maia; Moacir Chaves; Rodrigo Portella; e Márcio Libar; e Oficina Especial para Educadores das Artes Cênicas com Marcos Bulhões (Professor de Teatro e Educação da USP). Toda a programação (Mostras e Oficinas) será gratuita.

Após centenas de inscrições, foram selecionadas para a Mostra de Espetáculos 06 produções vindas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também participarão de debate após suas apresentações; e 28 cenas curtas de grupos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo para a Mostra Competitiva, que contará também com debates coordenados pelo crítico teatral Rodrigo Monteiro, nas tardes seguintes às apresentações, com a presença dos atores e do público em geral.

Criado em 2008, pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional festival de teatro da cidade reúne artistas e grupos de todo o país, apresentando inúmeros gêneros teatrais, como: comédia, melodrama, teatro-dança, teatro narrativo, tragédias clássicas e teatro de animação, que, neste ano, concorrerão a diversos prêmios, entre eles, os melhores: Texto, Direção, Ator, Atriz, Composição Visual; Cena (por júri popular); além do Prêmio Especial; e das três Melhores Cenas Curtas do 10° Niterói Em Cena.

As Oficinas acontecerão nos Teatros da UFF e Teatro Abel e as duas Mostras no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Toda a cidade será envolvida pelo clima teatral e a festa promete estender-se por todos os cantos da cidade, com encerramento no dia 24 de setembro, quando haverá a premiação e uma grande festa para comemorar seu décimo ano de existência.

O 10º Niterói em Cena conta com o patrocínio da Caixa Cultural, através de seu programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2017, e o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói/FAN. Realização: F2 Produções Artísticas e BB Produções Artísticas.


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00