O Teatro Popular Oscar Niemeyer dá espaço a jovens cineastas, comunicadores, estudantes, artistas, amadores e profissionais, do audiovisual universitário, para a abertura da 21ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário. A partir das 20h do dia 12 de setembro, o Festival começa em grande estilo, com uma homenagem à atriz Léa Garcia, projeção de três curtas e uma festa com apresentações ao vivo. Feita ao ar livre, a abertura marca a primeira edição com uma parceria entre o Festival e o Teatro Popular. Três curtas serão projetados no paredão externo do Teatro, após a cerimônia de abertura e a homenagem à atriz Lea Garcia: "Nada Além da Noite", de Rodrigo de Janeiro; "Pedacinho do Céu", de Caio Alvarenga; e "Acúmulo", de Gilson Júnior. Leia a sinopse e ficha técnica dos curtas no final do texto.

Por fim, três apresentações musicais anima o público. Os artistas Rafael Bessa, Felipe Neiva e a dupla Amina Sophia e João Paulo Barreira comandam a música da festa de abertura.

O 21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontece em Niterói, de 13 a 18 de setembro, em diversos equipamentos culturais da cidade. Você pode encontrar a programação completa, que conta com exibição de curtas e oficinas, no "site oficial do evento" (http://fbcu.art.br – hiperlink entre aspas).

SINOPSE DOS CURTAS

Nada Além da Noite
2018, cor, 21 min, Livre.
Cai a noite na Pavuna: enquanto Bob revisita seu passado com um amigo de infância, o pequeno Augusto e sua avó acompanham na TV uma votação que vai mudar os rumos do Brasil.
Direção: Rodrigo de Janeiro, Roteiro: Leonardo Maciel, Rodrigo de Janeiro, Produção: Igor Leite, Fotografia: Alexandre Kubrusly, Mariana Moraes, Som Direto: Artur Seidel, Edição: Igor Leite, Edição de Som: Artur Seidel, Igor Leite, Arte: Luana Kozlowski, Mixagem de Som: Alexandre Jardim, Finalização de Cor: Alexandre Kubrusly, Elenco: Augusto Magno Maciel, Guiomar Ramos, Léa Garcia, Rafael “Bob” Ricardo.
Escola: Comunicação Social – Audiovisual - ECO - Escola de Comunicação, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Contato: nadaalemdanoite@gmail.com


Pedacinho do céu
2016, Cor, 15min, Livre
No coração do Rio de Janeiro, no ponto mais alto e isolado da favela Pedacinho do Céu, mora Maria da Graça, abnegada e batalhadora mãe de Pedro, que trabalha duro para manter os estudos de seu filho. Ele, por sua vez, aguarda ansiosamente o resultado do vestibular e de uma eventual bolsa de estudos. No contexto de uma sociedade competitiva e desigual, o fracasso de Pedro pode selar definitivamente a sua sorte, mas a vitória e superação também podem cobrar seu preço.
Direção e Roteiro: Caio Alvarenga, Direção de Produção: João Magalhães, Fotografia e Câmera: Riccardo Melchiades, Som Direto e Edição de Som: Ricardo Bento, Edição: Wallace Novoa, Direçãode Arte: Andrey Castro, Elenco: Léa Garcia, Vinícius Patrício, Silvia Bertelli e Andrey Castro
Escola: Cinema - UNESA - Universidade Estácio de Sá, RJ.
Contato: cacomedeiros@hotmail.com


Acúmulo
2018, Cor, 15 min, Livre
Lete passa os dias recolhendo nas ruas tudo o que seu marido carpinteiro poderia consertar. Em Nilópolis, no Rio de Janeiro, essa senhora frágil sempre é vista nos mais variados lugares carregando pequenos móveis e objetos quebrados em seu carrinho de feira. Mas quem conhece a história de Lete sabe que ela usa as pedras do caminho para edificar uma realidade repleta de sentido. Só o acúmulo é capaz de trazer à tona as lembranças que ela não quer esquecer.
Direção: Gilson Junior, Roteiro e Produção: Sarah Duarte, Direção de Fotografia: Érica Rocha, Direção de Arte e Figurino: Ana Valvassori, Som Direto e Foley: Daniel Ribeiro, Trilha Original e Mixagem: J.P. Franklin, Montagem: Gilson Junior, Edição: Gustavo Guimarães, Elenco: Léa Garcia, Don Felipe e Vino Cachorrão.


SERVIÇO
21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Data: de 12 a 18 de setembro de 2019, todos os dias
Horário: o dia todo
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Caminho Niemeyer, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-09-13