O principal festival de teatro a ocupar Niterói chega a 12ª edição em 2019. De 17 a 29 de setembro a cidade fica tomada de peças e cenas curtas realizadas por grupos teatrais de todo o Brasil e também da Bélgica, Bolívia e Peru. O Festival tem apresentações durante todo o dia, no Teatro Popular Oscar Niemeyer e nos bairros do Barreto, Fonseca, Santa Bárbara e São Lourenço. Um dos lugares que se tornarão palco é a praça em frente à Igreja de São Lourenço, onde foi encenada a primeira peça de teatro no Brasil.

A mostra adulta acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, sempre às 20h, em todos os dias de Festival. Os espetáculos infantis também são encenadas no Popular, mas às 15h. Já os espetáculos de artistas de rua estão espalhados pela Zona Norte de Niterói, em horários variados. Nesta edição, o Niterói em Cena se ramifica também para a periferia de Niterói, fugindo do circuito centro-zona sul.

Cada edição presta homenagem a um dos grandes nomes do teatro nacional. Desta vez, a lista que já incluiu Ariano Suassuna, Augusto Boal, Cecília Boal e Zé Celso passa a conter também o nome de Amir Haddad. O teatrólogo estará presente no Festival, ministrando uma oficina e encerrando o Niterói em Cena com a apresentação do seu monólogo "Assim Falava Zaratustra".

O Niterói em Cena também oferecerá Atividades Formativas, oficinas ministradas por grandes nomes do teatro brasileiro que têm por finalidade nutrir a classe teatral da cidade e cidades vizinhas como São Gonçalo e Itaboraí, de experiências artísticas com os mestres do teatro de nosso tempo. Este ano, além de Amir Haddad, também Atawallpa Coelho (palhaço peruano), Eduardo Almeida, Paulo Merísio e Rodrigo Portela irão ministrar oficinas. O festival promove ainda um encontro com Bruno Ramos, professor de Libras da UFF, voltado aos produtores teatrais da cidade a fim de capacitar o grupo para a construção de espetáculos acessíveis a cegos e surdos. O Niterói em Cena contará com quatro apresentações teatrais e uma oficina com Intérprete de Libras, uma sessão com áudio descrição, além de guia para cegos na portaria do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

SERVIÇO
Niterói em Cena
Data: de 17 a 29 de setembro de 2019
Horário: o dia todo
Evento gratuito
Classificação indicativa: conferir a peça ou cena curta
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Caminho Niemeyer, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-09-17