A principal orquestra do Programa Aprendiz Musical apresenta concerto de estreia da temporada 2021

A Orquestra Jovem de Niterói (OJN), do Programa Aprendiz Musical – iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói – realiza concerto de estreia em sua nova sede, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 24 de novembro, quarta-feira, às 19h.

No concerto de estreia e retorno aos palcos, após quase dois anos de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, 50 jovens fazem uma apresentação inédita sob regência do maestro Evandro Rodriguese. No repertório, Abertura Hébrida de Mendelssohn, Sonata para cello (4 movimentos) de Vivaldi, Corta jaca da maestrina e compositora Chiquinha, Turbilhão de beijos de Ernesto Nazareth, Carinhoso de Pixinguinha e a música autoral do pianista e arranjador do Programa Aprendiz, Edu Louro, Rapsódia Niteroiense - uma homenagem do Aprendiz para a cidade sorriso. Com sua organização sinfônica, a OJN contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1o e 2o), viola, violoncelo, flauta transversal, trombone, trompa, clarinete, oboé e fagote.

A recém-batizada OJ – anteriormente chamada de Orquestra Sinfônica Aprendiz – é resultado do trabalho contínuo de formação em música desenvolvido pelo Programa Aprendiz Musical com crianças e jovens da cidade de Niterói-RJ. Ao longo dos anos, como principal conjunto derivado do Programa Aprendiz Musical nasceu a OJN. A orquestra foi criada para permitir que os estudantes egressos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais. Oficialmente fundada em 2007, a cada ano o grupo conta com cerca de 35 instrumentistas, com idades entre 14 e 23 anos que já apresentam nível técnico avançado.

Por meio deste Programa, desde 2001, várias gerações de pequenos aprendizes vêm recebendo sua iniciação musical dentro das escolas municipais, com diversos núcleos paralelos que promovem aulas de música, prática de instrumentos e ensaio orquestral em diferentes regiões da cidade. A passagem pela OJN proporciona o aprofundamento no aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Ao longo de sua trajetória, a OJN já realizou mais de 150 apresentações nos principais espaços e equipamentos culturais do eixo Rio-Niterói. Seu currículo artístico inclui atividades e projetos com parceiros locais e internacionais.

O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, que há 20 anos, celebrados em 2021, tem como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes de Niterói - RJ através da música. Seu intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão. As práticas em conjunto, como o canto coral e a formação orquestral, proporcionam aos indivíduos experiências em grupo e envolvem companheirismo, escuta, trabalho em equipe, aceitação do outro em igualdade, dentre muitos outros valores e saberes, contribuindo não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do indivíduo.


SERVIÇO

Concerto da Orquestra Jovem de Niterói
Data: Quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Horário: 19h
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 75min
Ingressos: 1kg de alimento não perecível, material de limpeza ou de higiene pessoal. A ação faz parte da campanha Niterói Solidária da Prefeitura de Niterói. Sujeito à lotação e sem lugar marcado! Capacidade para 357 espectadores.

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
End: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói


Em atendimento ao Decreto n° 14141/2021 – que institui o Programa Novo Normal Niterói – o acesso ao Teatro Popular Oscar Niemeyer só será permitido comprovando as devidas etapas de vacinação. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação, ou da apresentação impressa ou virtual do portal “CONECTE SUS”.


Tags:






Publicado em 23/11/2021