"Explante: Um Novo Olhar Sobre Nossos Corpos" faz parte da programação do Mês da Mulher

O Teatro Popular Oscar Niemeyer exibe, no dia 18 de março, sexta-feira, às 19h, o longa-metragem “Explante: Um Novo Olhar Sobre Nossos Corpos”, de Ingrid Gerolimich, como parte da programação do Mês da Mulher. O filme é um documentário que aborda o tema das cirurgias estéticas e o crescente movimento de mulheres que estão fazendo o chamado “explante” – a retirada das próteses – seja pela sua relação com doenças, como também por um exercício de maior aceitação do corpo. Após a exibição do documentário, vai ser realizado um debate que conta com a presença da diretora Ingrid Gerolimich e de outras mulheres como a socióloga Beatriz Brandão e a Miss Beleza T Eloá Rodrigues, entre outras. A entrada é solidária: 1kg de alimento não perecível, material de limpeza ou de higiene pessoal. A ação faz parte da campanha Niterói Solidária da Prefeitura de Niterói.

A documentarista, socióloga, psicanalista e colunista da Revista Fórum Ingrid Gerolimich filmou todo o processo da sua cirurgia, entrevistou mulheres que passaram pelo procedimento, como também conversou com os maiores especialistas sobre o tema, nacionais e internacionais.

No filme, Ingrid questiona a necessidade de se submeter a essa moda, aborda como a pressão estética sobre os corpos femininos tem colocado em risco a vida das mulheres e revela que o ‘ficar mais bonita’ ou tentar fazer parte do modelo de beleza imposto pela sociedade, pode trazer sequelas graves à saúde. "O que me motiva com este documentário é poder levar informação a outras mulheres e travar o debate sobre este tema das cirurgias plásticas. O Brasil é o país campeão de cirurgias plásticas em todo o mundo e isso parece ser motivo de orgulho para muitos, mas pouco se fala sobre o outro lado da moeda: o comprometimento cada vez maior da saúde física e mental das mulheres na tentativa de atingir um padrão estético inatingível. Por isso, com este filme quero poder ao máximo levantar esse assunto para que possamos pensar em soluções coletivas em relação à pressão estética e suas consequências".

A diretora artística do Teatro Popular Oscar Niemeyer destaca a importância do tema. “A saúde da mulher está na pauta do Teatro Popular, esse também é o papel social do equipamento cultural”, explicou Andréa Terra.

Sobre Ingrid Gerolimich - Ingrid Gerolimich é socióloga, psicanalista, entrevistadora e documentarista. Atua também escrevendo artigos sobre questões relacionadas ao universo feminino para a Revista Fórum, já tendo conversado com mulheres importantes para o cenário cultural, social e filosófico feminino.

Em 2020, Ingrid Gerolimich lançou o curta-metragem 'Revolução dos Afetos', que fala sobre o tema da solidão na atualidade e sobre como os afetos precisam ser objeto de uma revolução pessoal e coletiva para que as pessoas possam pensar em novas possibilidades de existir. Com 'Explante’' Ingrid traz o debate sobre este universo das cirurgias plásticas e sobre como a pressão estética pode afetar a saúde física e mental das mulheres.


FICHA TÉCNICA

Título Original: "Explante: Um novo Olhar sobre nossos corpos".
Realização: Ingrid Gerolimich
Argumento: Ingrid Gerolimich
Ano: 2021
Duração: 40 minutos
Fotografia: Adriana Silva, Daniel Melo, Juliana Costa, Rodrigo Ponichi
Montagem: Ingrid Gerolimich
Entrevistados: Amanda Djehdian, Bruno Herkenoff, Denis Calazans, Diana Zuckerman, Eduardo Fleury, Joana Novaes, Lu Jen Feng, Henry Dijkman, Larissa Almeida


Protocolos sanitários:

Em atendimento ao Decreto n° 14330/2022 – que institui a Fase 03 do Programa Novo Normal Niterói – o acesso ao Teatro Popular Oscar Niemeyer só será permitido mediante o uso de máscaras e comprovando as devidas etapas de vacinação. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação, ou da apresentação impressa ou virtual do portal “CONECTE SUS”.


SERVIÇO

"Explante: Um Novo Olhar Sobre Nossos Corpos"
Direção: Ingrid Gerolimich
Data: 18 de março, sexta-feira
Horário: 19h
Classificação Etária: Livre
Duração: 40 min
Entrada solidária: 1kg de alimento não perecível, material de limpeza ou de higiene pessoal. A ação faz parte da campanha Niterói Solidária da Prefeitura de Niterói. Os ingressos podem ser retirados através do site https://bit.ly/37p7KYQ
Capacidade: 446 espectadores. Evento sujeito à lotação.

Teatro Popular Oscar Niemeyer
Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro (atrás do Terminal!)








Publicado em 16/03/2022