Teatro Popular recebe o espetáculo "Lugar para guardar animais" e a oficina "Poética Bruta"
Dança e ficção se misturam em "Lugar para guardar animais", novo espetáculo que chega na programação do Teatro Popular Oscar Niemeyer. Sexta-feira, sábado e domingo, 20, 21 e 22 de janeiro, o público de Niterói vai poder conferir toda a potência da linguagem corporal no palco.
Apresentado pelo Grupo SATS, a apresentação "Lugar para guardar animais" reafirma o espaço cênico como campo fértil que incita as mais diversas potências inventivas do corpo em condição de experimento. Em cena, cinco intérpretes corporificam um estado de potência bruta, evocada por individualidades e coletividades, influenciado por disputas, ataques e parcerias. Nesta areia movediça, a boca quer vocalizar os sons guardados no grave profundo do corpo, enquanto a pele se intensifica enquanto superfície profundamente vulnerável.
No espaço criado pelo espetáculo, artificial e azul, tudo colide. Os corpos penetram as superfícies e também são sugados por elas. Cada mudança deixa marcas no chão de modo fabuloso e temporário. Há sempre um embate com o equilíbrio que fracassa ao estabilizar a verticalidade. O espaço é circular, de modo que não haja uma visão privilegiada.
Idealizado por
Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, nesse espetáculo, respectivamente, intérprete e diretor, o trabalho procura ainda integrar espectador e espaço cênico como duas forças catalisadoras na proposição de um "palco" imersivo. A peça acontece em uma instalação, com estrutura sonora e de luz que coloca o público como parte desse coliseu.
"Lugar para guardar animais traz em sua raiz coreográfica uma tentativa de desarticular formas e estruturas convencionais restritivas que tendem a formatar o corpo em dança como superfície de códigos anteriores", explica Deisi.
"Esse é o princípio norteador da pesquisa: nos aproximarmos dos laços que conectam nossa animalidade sensitiva, atrelando-nos ao momento presente, mobilizando condições relacionais coletivas", completa Gondim.
Além das apresentações, será oferecida uma
oficina gratuita para profissionais e estudantes de dança e ainda um bate-papo com a companhia. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Retomada Cultural RJ2.
Sobre Poética Bruta
A oficina "Poética Bruta", também oferecida pelo Grupo SATS, é um laboratório prático de dança e pesquisa de movimento que busca compartilhar os treinamentos utilizados pela companhia na criação do espetáculo "Lugar para guardar animais".
O projeto busca incitar, por meio da ação intensiva e do excesso lúdico do treinar/jogar, o entusiasmo do corpo. Durante a prática, as aulas focam em, primeiramente, desarticular formas e estruturas convencionais restritivas que tendem a formatar o corpo em dança como superfície de códigos anteriores. O convite à pesquisa se dá pelo encontro, pela mediação com outros corpos e pela busca em manter-se em estado de criação, de modo que o movimento inventivo seja estimulado constantemente.
Para participar da oficina é necessária experiência prévia em práticas de movimento (dança, capoeira, luta, teatro físico, circo, yoga, etc), e roupas confortáveis que auxiliem no trabalho prático.
As inscrições para a oficina Poética Bruta, que será realizada no sábado, 21 de janeiro, devem ser realizadas por meio de formulário disponibilizado no site da companhia: www.gruposats.com.br
Serviço
Evento: espetáculo "Lugar para guardar animais"
Data: Sexta-feira, sábado e domingo, 20, 21 e 22 de janeiro de 2022
Horário: 20 e 21, às 20 horas. 22, às 19 horas
→ Após a apresentação do espetáculo no dia 20, haverá bate-papo com a companhia
→ A Oficina Poética Bruta acontece no dia 21, de 14h às 17h.
Evento gratuito
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ