Inspirado no romance "Vista Chinesa", de Tatiana Salem Levy, "Vista" promete trazer ao palco um importante debate sobre violência e machismo em grandes centros urbanos. Julia Lund, que protagoniza o solo teatral, e o diretor Luiz Felipe Reis idealizaram a peça a partir da história real de uma mulher, vítima de estupro na Vista Chinesa, no Rio de Janeiro, em 2016. O espetáculo terá como palco o Teatro Popular Oscar Niemeyer, nos dias 14 e 15 de abril, sexta-feira, às 20h; e sábado em dois horários, 18h e 20h.
"Vista" conta a trajetória de Júlia, uma talentosa arquiteta e entusiasta do Rio. Em um dia rotineiro, a personagem é vítima de uma brutal violência sexual na Vista Chinesa, que mudaria sua vida para sempre. A partir do trauma e do sentimento de morte em vida, a jovem então precisa ressignificar o mundo à sua volta para reconstruir a si mesma.
Embora o ponto de partida da obra seja a violência de gênero, “Vista” se concentra na travessia da dor para a reinvenção existencial, na capacidade humana de “metamorfose”. Assim como o livro, a peça é também um grito diante da cultura que silencia vítimas e protege agressores. É uma obra que não esconde nada. Pelo contrário: abre o olhar para o que não se quer ver, ao mesmo tempo em que destaca o constante renascer da vida.
Serviço
Vista - Julia Lund
Data: 14 e 15 de abril de 2023
Horário: Sexta, 20h; sábado, 18h e 20h
Duração: 80m
Classificação Etária: 16 anos
Ingresso: R$10 meia-entrada e R$20 inteira
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro