No próximo dia 21, a partir das 20h, o cantor Geraldo Azevedo realiza um show gratuito na Praça do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento faz parte das comemorações pelo aniversário de 440 de Niterói e será realizado em parceria com o SESI Cultural.

Ao lado de sua banda, o cantor e compositor pernambucano apresentará ritmos nordestinos presentes em sua obra, repleta de frevos, forrós, maracatu e cirandas, além de sucessos românticos que atravessam gerações.

Com a direção musical do flautista e saxofonista Cesar Michiles, a apresentação conta com Toninho Tavares no baixo, Jerimum de Olinda e Tiago Azevedo, na percussão, Marcos Diniz no teclado, Sergio Morel, na guitarra, Lucas Amorim e Clarice Azevedo, nos vocais, além de Mariá Pinkusfeld, filha do cantador Xangai.

No repertório do show, canções como "Sabor Colorido", "Tempero do Forró" e "Moça Bonita" prometem colocar a plateia para dançar do início ao fim. Clássicos como "Bicho de Sete Cabeças" e "Taxi Lunar", também estão na lista de sucessos que serão apresentados no show.

Sem esquecer seu lado mais romântico, Geraldo sempre reserva um momento para em comunhão com seu público, cantar o hino de amor que virou "Dia Branco".

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, no Centro de Niterói, ao lado do Terminal Rodoviário e das Barcas. O show é gratuito, com um limite de até 5 mil pessoas no público.

Geraldo Azevedo

Clique para ampliar
Nascido em 1945 e criado às margens do rio São Francisco, Geraldo Azevedo, músico autodidata, com 12 anos de idade já estava tocando violão e aos dezessete, começou a fazer parte do grupo Sambossa. Aos 18 anos, mudou-se para o Recife, a fim de estudar e na capital pernambucana, juntou-se ao grupo folclórico Grupo Construção, do qual faziam parte Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista e Marcelo Melo e Toinho Alves, músicos do Quinteto Violado.

Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com a cantora Eliana Pittman. Em seguida, juntou-se a Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Franklin, formando o Quarteto Livre. Em 1970, participou com Alceu Valença do Festival Universitário da TV Tupi com as composições "78 rotações" e "Planetário". Ainda com o parceiro Alceu e com Zé Ramalho, emplacou em fins dos anos 1970, "Táxi lunar" e em parceria com Carlos Fernando, "Caravana". Em 1972, lançou com Alceu, seu primeiro LP, pela gravadora Copacabana, para não mais parar.

Em seu trabalho faz um mistura entre as sofisticadas harmonias da Bossa Nova e a viva influência da música negra. Tornou-se conhecido por suas composições e por ser um instrumentista versátil. Seus sucessos ultrapassaram gerações, como "Dia Branco", "Bicho de Sete Cabeças", "Moça Bonita", "Canta Coração", e outros.

Ao longo de sua trajetória, lançou vinte e dois discos solos, sendo seu mais recente projeto o CD e DVD "Salve São Francisco", com participações especiais de artistas, como Dominguinhos, Alceu Valença, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Djavan, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Roberto Mendes, Geraldo Amaral, Vavá Cunha e Márcia Porto. Em 2011 foi indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de Música de Raízes Brasileiras.


O Show

Clique para ampliar


Cerca de 3 mil pessoas estiveram na Praça do Teatro Popular para curtir o show do cantor pernambucano Geraldo Azevedo, em homenagem aos 440 anos de Niterói.

Comovido com o carinho do público niteroiense e por estar fazendo parte da programação de aniversário do município, Geraldo Azevedo disse que Niterói é uma cidade muito especial. "Já estive aqui diversas vezes e afirmo que todo nordestino devia beber a água daqui, me sinto muito lisonjeado por tocar nessa linda cidade", ressaltou o artista.

Geraldo subiu ao palco às 21h30 e levou o público ao delírio com músicas de Luiz Gonzaga e sucessos que marcaram a sua carreira como "Dia Branco", "Moça Bonita" e "Se der e vier". Depois de quase duas horas de show, o pernambucano ainda voltou para cantar "Taxi Lunar", "Canção da Despedida" e fechar a apresentação com chave de ouro, com a música "Beija Flor".

O show de abertura ficou por conta da cantora e compositora Baiana, Amanda Chaves, que mora em Niterói desde 2010 e subiu ao palco acompanhada por uma banda só de craques da música niteroiense, como Mazinho Ventura (violão), Juliano Cândido (baixo) e Felipe Martins (bateria). Amanda colocou o público para dançar com temas autorais e sucessos consagrados da música popular brasileira.

E a programação não para por aí. Até o dia 30 de novembro haverá muitas atrações pela cidade. Confira em http://bit.ly/1cIY9nF


Fotos de Luiz Ferreira e Produção do Geraldo Azevedo



Serviço:

Geraldo Azevedo no Teatro Popular de Niterói
Data: 21 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 150 minutos
Ingressos: Gratuito

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro


Clique para ampliar


Tags:






Publicado em 28/10/2013