O encerramento do Niterói Jazz Festival será realizado no próximo domingo, dia 8 de dezembro, às 15h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com apresentações do DJ carioca Egil Egil, do violonista norueguês Kobberstad, da cantora norte americana, Alma Thomas, e do consagrado guitarrista Victor Biglione.

Parte das comemorações pelos 440 anos do município, o Niterói Jazz Festival teve início no dia 29 de novembro, no palco do Teatro Popular, por onde passaram artistas como Vagner Faria Quarteto, Juarez Moreira, Guinga, Paula Santoro, Josué Lopes e It's Time Big Band. A abertura do evento foi um sucesso e teve o teatro com lotação esgotada.

Luiz Chaffin, Flávio Santos e Pedro Braga, na Moreira César. Clique para ampliar
No sábado, dia 30/11, a boa música continuou num charmoso palco montado em plena Rua Moreira César, em Icaraí, entre as Ruas Otávio Carneiro e Lopes Trovão. O tradicional tapete vermelho, estendido ao longo da via, recebeu um público de centenas de pessoas, apesar da forte chuva que caia sobre a cidade. Na ocasião, se apresentaram nomes como o DJ Egil Egil, o duo niteroiense Com a Corda Toda formado por Luiz Chaffin e Pedro Braga, os músicos Marcio Bahia, Mazinho Ventura, Dino Rangel, Jakaré, Alex Rocha, Zé Canuto, Renato Rocketh e Marcos Nimrichter, do "Niterói Project", além de Big Joe Manfra, que fez um Tributo a Celso Blues Boy e o grupo Afro Jazz.

Confira o que aconteceu nos dois primeiros dias do festival

O terceiro dia do evento, que seria realizado no dia 1º de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea - MAC, foi transferido, por conta da chuva, para o dia 8 de dezembro, às 15h, no Teatro Popular, que vai receber um palco especial em sua área externa.

Com apresentação da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói-FAN, e realizado pela Viacom Marketing, o Festival pretende consagrar-se como referência entre os festivais de jazz do Brasil. O evento é inspirado no Leblon Jazz Festival, hoje, o maior em termos de público, com cerca de 50.000 visitantes na edição 2012.

Os artistas:

Kobberstad - O violonista norueguês Per Olav Kobberstad tocou música popular e jazz em vários grupos até mudar completamente seu estilo ao descobrir a música latino-americana, quando viajou ao Brasil em 2011. Atualmente, ele é um dos poucos instrumentistas da Noruega que toca violão de 7 cordas. No show em Niterói, Kobberstad estará acompanhado por músicos brasileiros, como o baterista Pablo Diego e o baixista Wesley Lima. Para o repertório, o violonista promete composições originais e música brasileira, influenciadas pelo jazz.

Alma Thomas. Clique para ampliar
Alma Thomas - A cantora e compositora norte-americana Alma Thomas nasceu em Nova York e começou a carreira aos 7 anos, cantando profissionalmente numa Igreja Episcopal em sua cidade natal. Aos 18 anos, foi aceita na Universidade de Massachusetts para o programa de ópera. Mais tarde ingressou na Berklee College of Music, onde estudou jazz, improvisação vocal, harmonia e arranjo, fato este que, com certeza, contribuiu e muito para ela se transformar na artista completa que ela é.

A artista chegou ao Brasil em 2004. Seu primeiro CD "Sub-entendido" foi produzido, em 2005, no Japão. Seu segundo álbum "Live Sessions One" foi produzido, em 2007, e em 2012 a cantora lançou "And The People of The Pop Republic". Alma teve composições incluídas nos filmes "Se Eu Fosse Você" e "De pernas pro ar", além de estar na trilha sonora da novela Passione, da Globo.

Victor Biglione. Foto de André Santos, clique para ampliar
Victor Biglione - Nascido em Buenos Aires, Biglione é considerado o músico estrangeiro com a maior contribuição em gravações e shows na MPB. Consagrou-se no Brasil e no exterior como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos. O músico participou do New York Guitar Festival (2002), nos EUA, onde também foi consolidar sua parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, Brazil Splendid. Biglione se apresentou na última década, nos principais festivais de jazz do mundo, entre eles o Free Jazz (cinco vezes), o Festival de Montreal (quatro vezes) e o New York Guitar Festival.

Compôs, também, várias trilhas sonoras para cinema, TV, teatro e ganhou o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimento. Com seu estilo eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional.


Serviço:

Niterói Jazz Festival
Atrações: DJ Egil Egil (Rio); Kobberstad Trio (Noruega); Alma Thomas (EUA); e Victor Biglione
Data: 08 de dezembro, domingo
Horário: a partir das 15h
Classificação: livre
Entrada franca


Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro


Tags:






Publicado em 01/12/2013