Tombamento estadual em 26/01/1983
Processo INEPAC E-03/18.213/78
Praça da República, s/n – Centro

Na gestão do prefeito Feliciano Pires de Abreu Sodré, de 1911 a 1914, surgiu a ideia de construir, no centro de Niterói, uma praça que reunisse as principais sedes do Governo do Estado, em prédios modernos - O Centro Cívico de Niterói. A praça foi originalmente batizada D. Pedro II, e mudada para Praça da República em 1927.

Foram assim construídos a Assembleia Legislativa, atual Câmara Municipal de Niterói, o Palácioda Justiça, onde hoje funciona o Fórum de Niterói, e a Biblioteca Pública. No entorno imediato desses prédios, o Liceu e a sede da Polícia Estadual completam o conjunto arquitetônico.

A construção da biblioteca teve início em 1927, mas questões políticas retardaram as obras, que foram paralisadas, por falta de recursos financeiros, durante cinco anos. Em 1933, o interventor Ary Parreiras providenciou a finalização do prédio. Estava concluído parcialmente em 06 de setembro de 1934, quando nele se instalou a Academia Fluminense de Letras e a exposição 'História Administrativa do Estado', que homenageava o centenário de criação da Província do Rio de Janeiro.

Como Biblioteca Universitária e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurada festivamente a 15 de março de 1935, nas comemorações do centenário da elevação de Niterói como cidade e capital da província recém criada.

Leia também:
Criação do Arquivo Público e Biblioteca Universitária
Inauguração da sede da Academia Fluminense de Letras
Inaugurada a Biblioteca Universitária do Estado do Rio


Edifício de arquitetura eclética com inspiração neoclássica, é projeto do arquiteto italiano Pietro (Pedro) Campofiorito, então funcionário do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto foi assinado por Lother Kastrup da Secretaria estadual de Obras por não ser Campofiorito diplomado no Brasil. Trata-se de obra monumental, assim como os demais prédios da praça.

Trata-se de raríssimo caso em que o ecletismo belas-artes - no caso, a combinação imaginosa de traços de diferentes arquiteturas históricas - ultrapassa os temas individuais de cada prédio, para articular-se na linguagemem que dialogam todos entre si.

Leia a biografia de Pedro Campofiorito

O vocabulário arquitetônico clássico pode ser observado nas meias-colunas duplas com capitéis jônicos e portas em arco pleno entre as colunas. Seu tímpano é ornamentado por duas alegorias masculinas apoiadas num livro aberto, em relevo. O telhado é escondido por platibanda sóbria. No segundo piso, as portas abrem-se para balcões com balaústres torneados.

No interior, duas escadas simetricamente opostas levam ao segundo pavimento, onde destaca-se o amplo hall decorado com pilastras e frontões, dois vitrais retratando José Bonifácio e José de Alencar. A cor azul da alvenaria acentua a homenagem acadêmica à cultura literária francesa.

Em 1955, o prédio sofreu algumas reformas. Em 1959, o governador Roberto Silveira adquiriu para ela a preciosa biblioteca de Antonio Noronha Santos, emérito pesquisador e historiador. A Sala Matoso Maia, que recebeu esse nome em homenagem ao historiador fluminense José Matoso Maia Forte, guarda em suas estantes obras raras pela antigüidade e pela importância histórica como um raro dicionário jurídico de bolso, escrito em latim e impresso em 1614; o álbum comemorativo do centenário da Independência do Brasil, com fotografias da cidade; ou ainda o exemplar do periódico "A Lanterna - edição especial para Nictheroy", publicado em 1904.

Em 2011, o edifício foi restaurado com intervenções na área interna e externa, retornando as formas originais. Além disso, ganhou um novo conceito de Biblioteca Parque. Em 2017, prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou a municipalização do espaço público.

Sendo o prédio integrante do conjunto cívico da Praça da República, foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio - INEPAC, em 26 de janeiro de 1983, através do processo E-03/18.213/83.

Na imagem de Capa, sem autoria conhecida, registro oficial do término da construção do prédio da Biblioteca ("O Governo do Estado do Rio de Janeiro e de suas Municipalidades durante o ano de 1933, de Ary Parreiras").





Fotos de Vivian Rosa


Tags:






Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...