Uma iniciativa da Codim - Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, a exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, conta com fotos de 23 mulheres negras, captadas pelo olhar da fotógrafa Lilo Oliveira. Em poses empoderadas, essas mulheres foram retratadas com acessórios dourados, em um resgate à beleza e imponência do legado afro na cultura brasileira.

A Codim desenvolve políticas públicas garantidoras dos direitos das mulheres em suas múltiplas dimensões, com respeito às diferenças raciais, étnicas, geracionais, religiosas, de orientação sexual e às mulheres com deficiência. Somos um órgão da Prefeitura Municipal de Niterói criado em março de 2003. Desde a nossa origem, buscamos ser um espaço estratégico de incentivo aos demais órgãos municipais no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Desde 2021, a sede da Coordenadoria é organizada em cinco eixos responsáveis por criar projetos que atendam a mulher em toda a sua diversidade. São eles: Dados e Comunicação; Diversidade; Enfrentamento da Violência Contra a Mulher; Empreendedorismo; Saúde, Maternar e Bem-estar.





"A nossa visão é nos tornarmos referência na elaboração e execução de políticas públicas que garantam a emancipação das mulheres por meio de sua independência econômica e cidadania plena. Nossa principal missão é o enfrentamento da violência, seja ela psicológica, patrimonial, moral, física ou sexual, conforme estabelece a Lei Maria da Penha", explica Thamyris Elpidio, coordenadora da Codim.


Serviço

Exposição: "Presença D'Elas: a Potência da Mulher Preta"
Data de abertura: Quinta-feira, 21 de março, às 15h
Data de Término: 31 de maio de 2024
Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 17h; sábados das 10h às 15h
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre

Local: Mezzanino da Biblioteca Parque de Niterói
Praça da República, s/n - Centro, Niterói.


Tags:






Publicado em 07/03/2024

Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio