A biblioteca Parque de Niterói convida a criançada para no sábado, 15 de junho, às 10h30, a contação de histórias Pássaros Encantados e Arqueiros com a poeta e professora Joaninha. Baseados nos livros "O livro dos pássaros mágicos", de Heloísa Prieto; e "Mitologia dos Orixás", de Reginaldo Prandi, a contação reúne quatro contos, sendo dois indígenas e dois nigerianos.

O primeiro conto, intitulado a "Andorinha Txunô", trata da importância do silêncio para atingir seus objetivos e também, do bem mais importante da vida que é a liberdade. O segundo conto, chamado "O pica-pau", trata de uma raiz mágica que o pica-pau escondia em seu ninho, a raíz que abria tudo, desde caminhos até coisas trancadas. Com essa raiz, o personagem principal evita que um crime ecológico aconteça.

No terceiro conto, chamado "O pássaro Iworô", a bela Oxum é sequestrada por Xangô que a esconde em um palácio circundado por fogo, por ela não ter se apaixonado por ele. Então, Olorum vendo sua tristeza, transforma-a no pássaro Iworô, para que a mesma possa fugir voando. E no quarto e último conto, "Os Arqueiros do Reino de Ifé", são convocados a matar o pássaro encantado das feiticeiras Ya Mi Oxorongá, mas somente um arqueiro consegue, tendo apenas uma flecha. Como prêmio, foi consagrado com o Oxóssi, o caçador.

Joana de Jesus Gonçalves, a Joaninha, é contadora e encantadora de histórias para as infâncias de todas as idades. Formada pelo Cultura e Arte Griô, participa do grupo Ujima, do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói e formou-se pelo Instituto de Educação Clélia Nanci, pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, especialista em Neurociência pedagógica pela UCAM.

A atividade consiste em contemplar as leis 10.639/03 e 11.645/08, visando a promoção de "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena", nos espaços de educação não-formal como as bibliotecas.


Serviço

Pássaros Encantados e Arqueiros com a contadora de Histórias Joaninha
Visitação: Sábado, 15 de junho de 2024
Horário: 10h30
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita

Local: Sala Infantil da Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº - Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 06/06/2024

Biblioteca Parque de Niterói reabre neste sábado Sábado, 08 de fevereiro
História da Biblioteca Universitária Fluminense Leia mais ...
Ex-Libris da Biblioteca Parque de Niterói Leia mais ...
Biblioteca Parque promove oficina gratuita de roteiros Até dezembro
Manifesto em favor da conclusão das obras da Biblioteca Leia mais ...
Memória: Criada a Coleção Velho de Avellar na Biblioteca Universitária Leia mais ...