A Biblioteca Parque de Niterói abre suas portas para o projeto Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói, que inaugura no sábado, 13 de julho, uma exposição fotográfica

Organizado por Janaína Oliveira Caetano, Joana de Jesus Gonçalves e Gabriela Pereira Braz, a atividade dialoga com as celebrações do dia 25 de julho, Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é um momento de luta e reflexão sobre o racismo e o sexismo que, historicamente, atingem as mulheres negras, grupo que se localiza na base da pirâmide social e o mais atingido pelas desigualdades socioeconômicas e raciais.

Além de uma exposição fotográfica, "Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói" contará com mais duas atividades: Oficina de cartas, no sábado 20 de julho; e Roda de conversa sobre Dororidade e maternidade preta, no sábado 27 de julho. A proposta visa fortalecer o convite à participação e promover a circularidade de corpos negros nos espaços de cultura e arte da cidade.

A exposição trará imagens de mulheres negras que se destacaram na história do Brasil, nas mais diferentes áreas, como artes, história, música, literatura e outras, acompanhadas de uma pequena biografia, além de fotografias de mulheres pretas do cotidiano da cidade de Niterói.

Organizadoras

Janaína Oliveira Caetano é mulher preta, mãe da Juliana e técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Fluminense. Graduada em História, é especialista em ensino de histórias e culturas africanas e afro-brasileiras. Mestra em Diversidade e Inclusão, produtora de conteúdo sobre a temática étnico-racial na rede social Instagram, é autora do livro de literatura infantojuvenil "Dandara: a guerreira de Palmares".

Joana de Jesus Gonçalves, Jô, Joaninha, mulher negra formada pelo Instituto de Educação Clélia Nanci (1999) e cotista pela FFP/UERJ (2003-2008), das infâncias e de ciências. Descobriu-se contadora, assim que aprendeu a ler, e aos 9 já queria ser poeta. Contadora, formada pelo Cultura e Arte Grio, participa do grupo de contadores UJIMA. Já publicou algumas de suas poesias em antologias como 'Coração (in) versos', 'Ventres', 'Tem mulher na praça', 'In(ter)venção'.

Gabriela Pereira Braz é Assistente Social, especialista em saúde mental e pesquisadora de questões étnico-raciais.


Serviço

Exposição: Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói
Visitação: de 13 de julho a 17 de agosto de 2024
Horário: 10h às 17h (terça a sexta), 10h às 15h (sábado)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Local: Mezanino - Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº - Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 28/06/2024

Exposição "Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói" De 06 de julho a 06 de agosto