Rafael Cristiano Ribeiro de Oliveira Pinto (R. Cristiano) nasceu em dezembro de 1972, em Niterói. Estudou fotografia com Zeka Araújo, e pintura com os professores Everaldo Lopes e Anatália Rangel Asp. Ingressou no curso de Licenciatura em História da arte com habilitação em artes plásticas na Universidade Salgado de Oliveira concluído em 2005.

Em 2000 o artista passou a pintar sozinho, sem a influência dos seus professores e nenhum outro artista. O artista iniciou a sua pintura própria utilizando diversos estilos e materiais no qual faz até hoje. O artista não segue regras e nem perfil pinta aquilo que deseja no momento, desde o acadêmico, como o figurativo e o abstrato.

Em 2011, concluiu o curso de pós-graduação em gestão de Marketing com especialização em marketing educacional. Trabalhou durante oito anos como agente comunitário da comunidade Santo Cristo dos Milagres localizado no bairro do Fonseca em Niterói onde dava aulas de desenho, expressão corporal, canto etc. Foi professor de artes durante doze anos em diversas escolas particulares em Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

Clique para ampliar
No mesmo ano, inaugurou a "Rinoceronte - galeria de artes & cultura", localizada em Itaipu, região oceânica de Niterói. A Rinoceronte atua diretamente com a exposição e venda de obras de artes, pinturas, esculturas entre outros. A galeria tem como principal objetivo investir em novos talentos das artes proporcionando oportunidades para que artistas não só possam expor os seus trabalhos como também vendê-los.

Expos suas obras em diversos salões recebendo prêmios de melhor obra do salão, a mais criativa e etc. Expos no I salão de artes no Sesc de São Gonçalo, ABD (associação brasileira de designers de interiores), FCEB (fundação da casa dos estudantes do Brasil), Petrobrás (Bacia de Campos), Batalhão de Poliícia Militar Florestal (fazenda Colubandê), Centro Cultural Universo (Niterói), Iate Club Charitas, Associação niteroiense de belas artes, entre outras.



    Crítica

    Podemos dizer que R. Cristiano é um artista que pinta o agora, ou seja, aquilo o que lhe vem na cabeça. Suas obras não são esboçadas e nem planejadas antes de tocar a tela, o que lhe faz diferente dos demais outros artistas. Por obter um grande conhecimento pictórico R. Cristiano encontra facilidades em produzir suas obras aplicando diversas técnicas, estilos e temas. O artista não abomina o acaso, muito pelo contrário, ele busca tirar o que de melhor ela pode oferecer. O uso das tintas, as misturas das cores trazem para o artista experiências novas. O abstrato é o estilo preferido do artista embora muito das vezes ele pinte o figurativo que quase sempre são representados por temas fortes com propostas subtendidas que faz o espectador pensar. O artista teve influências nos estilos surrealistas, expressionistas, abstratos o que em sua opinião a mistura de todas elas se caracteriza o estilo moderno. Silvana Campos





Tags:






Publicado em 10/05/2013

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...