Fernanda Couto Teixeira nasceu em Niterói, no ano de 1963. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, 1986.

No ano de 1996, participou do II Seminário Internacional de Arquitetura e Restauro "Eje Roma - Venezia, Proyectar lo Existente", promovido pelo Instituto Ítalo-Latino- Americano - ICCROM, em Roma, Itália, no qual expôs o Projeto de Restauração do Teatro Municipal de Niterói. Participou ainda do curso "Conceituação e Técnica de Restauro em Edificações", promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, RJ e pela Associação Brasileira de Engenharia e Arquitetura - ABEA, em 1993; do "Curso Básico de Patrimônio Cultural", 1994, e do seminário "Problemas Estéticos e Éticos na Restauração dos Interiores Históricos Decorados" em 1999, ambos promovidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Integrou o projeto de restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de 1989 a 1990, trabalho premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, e os projetos de restauração do Forte São Luís, 1998 a 1999; do Solar do Jambeiro, 1997 a 2001; da Igreja de São Lourenço dos Índios, 1999 a 2001; do Palácio Araribóia ainda em andamento; além do projeto de Reabilitação Urbana de Portugal Pequeno, 1997 a 1999, todos desenvolvidos junto à Prefeitura Municipal de Niterói.

Ministrou palestras no "Seminário Internacional de Reabilitação Urbana: Projetos e Experiências", promovido pela UFF e Prefeitura Municipal de Niterói, 1998, e no seminário "Preservação de Bens Culturais Imóveis", promovido pelo IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil e Prefeitura Municipal de Niterói, em 2000. Recebeu o prêmio "Rodrigo Mello Franco de Andrade", na categoria "Valorização, conservação e restauração do acervo arquitetônico, histórico e paisagístico" conferido pelo IAB - RJ, no ano de 1994.

Foi responsável pelo projeto de restauração do Palácio Araribóia, em Niterói, e pela consultoria técnica na Restauração da Murada da Glória, no Rio de Janeiro. Desenvolveu diversos projetos residenciais, decoração de interiores, projetos de paisagismo e projetos na área de design gráfico, nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro.






Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras