Cyntia Araujo Abdala Issa nasceu em São José dos Campos, São Paulo, no ano de 1960. Graduou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza – RJ, em 1983. Participou de cursos de História da Arte, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ, nos anos de 1998 e 1999.

Integrou os escritórios de arquitetura de Luiz Bonvini em Niterói, entre 1984 e 1985, e o Espaço Lia Siqueira, onde participou do projeto das lojas Natan e Enfin Enfant, no Shopping Fashion Mall, RJ, entre os anos de 1997 a 2000.

Neste período, também realizou diversos projetos individuais em Niterói e no Rio de Janeiro. Participou da equipe de organização e da produção dos eventos "Casa Cor", 1997 a 1999, e "Metro Design", 1998/1999, também no Espaço Lia Siqueira. Produziu as Mesas de Natal do Hotel Othon entre os anos de 1997 a 1999, além de produzir a exposição de projetos de arquitetura de Lia Siqueira - Vila Maurina – RJ, 1999. No mesmo ano, sua obra foi tema de um artigo no editorial da revista "Casa Vogue".

Crítica
"Os espaços concebidos pela arquiteta Cyntia Issa nos remetem a sentença de Mies Van Der Rohe que reverberou pelo século XX afora: 'Menos é mais'. A elegância de seus ambientes perpassa pelas opções em mesclar o clássico e atemporal com o efêmero e o inusitado, da memória do objeto antigo a mais alta ousadia do objeto ecológico ou mesmo tecnológico. Seus interiores se concretizam de maneira limpa e sóbria, partindo de desenhos de impecável apresentação, que se materializam mediante a interação de sua sensibilidade artística com os mais remotos sonhos de seus clientes." KÁTIA DE MARCO, 2000

"O percurso de Cyntia, no exercício de sua arquitetura de interiores, certamente passa pela sensibilidade estética que, dentre outros fatores, provém do seu convívio com as artes visuais." HELOISA AMARAL PEIXOTO, 2001


Projetos







Publicado em 10/08/2013
Museu Antônio Parreiras