Performista, Nilaya nasceu em Niterói, em 1961. Graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ, em 1984, e cursou mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Frequentou inúmeros cursos de dança, dentre os quais Dança Indiana, em Varanasi – Índia, em 1992; Marta Graham Contemporary Dance - New York, em 1997, e Butoh, com Kazuo Ohno – SP, em 1997. Também estudou no Centro Brasileiro de Teatro Musicado – RJ, em 1988, e estagiou no Théatre du Soleil – Paris, em 1993.

Nilaya orientou sua construção artística través da música, dança, yoga, artes marciais, movimento de luz, meditação e artes espirituais que compõem a performance como Movimento de Poesia Visual.

Entre os prêmios que recebeu em ginástica artística destacam-se o de Campeã Mundial Inter Clubes, em Leverkusen – Alemanha, em 1978, e o de Campeã Sul-Americana, em Santiago – Chile, em 1980.

Apresentou performances na XII Bienal Brasileira de Música Contemporânea – RJ, em 1997; no Espaço 2 do Teatro Villa Lobos – RJ, em 1996, e no Museu do Ingá – Niterói, no mesmo ano, com a participação de Umberto França.

"Eu acredito que Nilaya é detentora de um talento especial para interpretar poesia e pensamentos teológicos com sua dança. Ela, com toda certeza, bem representa o Brasil e o Ministério da Cultura. O público que prestigiou sua performance sentiu-se muito inspirado pela qualidade expressiva de sua presença." PROFESSOR RON DITMARS "Nilaya celebra em suas performances ritmos poéticos de prazer estéticos." MICHAEL A. DRAPER







Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras