Cantor e compositor carioca, nascido no Rio de Janeiro (RJ). Atua nos gêneros de MPB, bossa nova e samba, e, dentre suas principais influências, se encontram as obras de João Gilberto, João Bosco, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Cartola, Caetano Veloso e Gonzaguinha.

Em sua trajetória profissional, participou e venceu importantes festivais do país, entre eles o FEMPOP em Bauru (SP), em 1997; 1° Prêmio FASG de Música – São Gonçalo (RJ), em janeiro de 2002;32° Festival de Canção de Boa Esperança (MG) – Troféu Lamartine Babo, em setembro de 2002; 4º Lugar no 31º Festival Nacional de Música de Ilha Solteira/SP – novembro 2005; 4º Lugar no XI Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande/RJ – 2007; Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis-RJ, em 2005/2006, e o Botucanto, 2008, em Botucatu-SP.

Participou do Projeto Novo Canto e lançou três CDs, o primeiro “Batismo do Mar” em 1997 e “Quem Canta” em 2004, sendo inclusive indicado em três categorias para o prêmio TIM de Música 2005. Em final de 2008, o cantor e compositor lançou seu terceiro CD “Marcus Lima”, formado principalmente por sambas de sua autoria, em parceria com Márcio Proença, Paulinho Tapajós e Elisa Lucinda.

Em 2010, dois fatos foram de grande importância em sua carreira. Em junho, foi contemplado com mais uma vitória em festival, desta vez o VII Femuvre, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, ganhando também o prêmio de melhor intérprete. Além disso, recebeu a presença da cantora Alcione no palco do Teatro Carlos Gomes, para interpretarem juntos, no projeto “Sete em Ponto”, o samba de sua autoria ”O sono dos Justos”, que fez parte de seu álbum e do DVD e chegou a ser gravada pela cantora.

Em 2012, participou e foi mais uma vez premiado numa importante mostra de samba que acontece anualmente em São Paulo: o SP Exposamba, dentre mais de 1000 sambas inscritos de todas as regiões do Brasil. Também neste ano, recebeu um convite da FGL Music, gravadora francesa de Thierry Wolf, que veio ao Brasil exclusivamente para conhecer novos talentos representativos de nossa música. Tinham o objetivo de gravar um CD em Paris evidenciando clássicos da Música Popular Brasileira, e, juntamente com mais dois músicos brasileiros radicados lá, o compositor teve seu samba “Nova Paixão”, parceria com Márcio Proença, incluído na produção. O CD foi lançado virtualmente em 2014.

Paralelo às atividades nos palcos, seja em seu show autoral, nos festivais pelo país ou mesmo no show de música e poesia que divide com sua parceira Elisa Lucinda, o compositor resolveu apostar num novo formato de gravação e, como uma entressafra musical, ele com o apoio e parceria do IMMUB – Instituto de Memória Musical, lançou seu primeiro EP de nome “Plano B”, com apenas cinco músicas, sendo quatro inéditas com a primorosa produção de Arthur Maia e João Carlos Carino, participação especial de Elisa Lucinda na faixa que abre o EP e mais “Deixa Aberta”, canção de seu segundo cd, vencedora de vários festivais de música e sempre pedida nos shows do compositor.

Em meados de 2015, o compositor foi convidado a fazer uma mini-temporada em terras nórdicas, se apresentando no Oslo Opera House que apresentou o "Sambadrome", produzido por Concerts Noruega em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega. O show contou ainda com a participação dos artistas Pandeiro Repique Duo, Gabriel Policarpo e Bernardo Aguiar, além do grupo de dança Sambaladies, numa performance em conjunto, divulgando a nossa cultura e a música brasileira.

Paralelo às atividades nos palcos, em seu show autoral, nos festivais pelo país ou mesmo nas apresentações de música e poesia que dividiu com sua parceira Elisa Lucinda, o compositor resolveu apostar num novo formato de gravação e, como uma entressafra musical, com o apoio e parceria do IMMUB – Instituto de Memória Musical, lançou seu primeiro EP de nome “Plano B”. O álbum contou com apenas cinco músicas, sendo quatro inéditas com a primorosa produção de Arthur Maia e João Carlos Carino, participação especial de Elisa Lucinda na faixa que abre o EP e mais “Deixa Aberta”, canção de seu segundo CD, vencedora de vários festivais de música e sempre pedida nos shows do compositor.



Tags:






Publicado em 13/09/2013

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...