Mario Orlando é licenciado em Matemática pela UFRJ. Estudou Viola da Gamba com Judith Davidoff no Sarah Lawrence College, em Nova York - EUA, onde concluiu o Mestrado em Música Medieval e Renascentista, 1987/1989. Em 1996, estudou no Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon, França, sob orientação de Marianne Müller. Integrou vários grupos de Música Antiga no Rio de Janeiro, além de lecionar Viola da Gamba e dança renascentista em diversos Festivais de Música de Recife/ Olinda e de Fortaleza.

Passou a fazer parte do Conjunto Música Antiga da UFF em 1984, juntamente com Márcio Paes Selles, Lenora Mendes, Leandro Mendes e Virgínia van der Linden, entre outros. Com o grupo, realizou mais de mil apresentações além de ter feito parte de diversos Festivais de Música Antiga no Brasil, participando com os instrumentos viola da gamba, flautas doces, percussão, krummhorn, rabeca, viela de arco, tambor e prato e charamela, além de voz.

Com a também integrante do Conjunto Música Antiga Kristina Augustin, formou o único duo de violas da gamba do Brasil, realizando um trabalho ininterrupto de estudo, pesquisa e concertos, com repertório original para duas violas da gamba. Realizaram concertos em cidades como Rio de Janeiro (Museu de Arte Naïf, Museu da República, Paço Imperial), Niterói (Solar do Jambeiro e Teatro da UFF), São Paulo (SESC Vila Mariana), Belo Horizonte (Museu Abílio Barreto), Juazeiro do Norte (Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri), Araripe/Ce na Iº e IIº Mostra Brasileira de Música Antiga, Porto Alegre (série musical Petropar, Teatro São Pedro), São Leopoldo RGS (Série MusiCâmara), Joinville na série Concertos Especiais, entre outros. Gravaram, em 2010, o CD “Fantasias para duas violas da gamba” com participação especial do cravista Eduardo Antonello.




Tags:






Publicado em 02/11/2014

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...