O Coral do Centro Educacional de Niterói (CEN) foi criado em 1962 e nesses seus anos de existência apresentou-se em salas de concertos, colégios, rádios, TVs, encontros e concursos de corais. Com doze primeiros lugares em 15 concursos disputados, o Coral destacou-se nas suas principais viagens a São Paulo, Brasília, Aberdeen (Escócia) e Londres.

Em 1966 e 67, o Coral participou do 1º e do 2º Concurso promovidos pela Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, obtendo o 1º lugar. Já em 1973, venceu o Concurso Nacional de Corais promovido pelo MEC e realizado na TV Globo e, em 1974, 76, 82 e 88, o concurso promovido pelo Jornal do Brasil. Assim, as apresentações se sucederam. O grupo tem dois discos gravados, um deles em 1992, pelo selo Niterói Discos.

O Coral se tornou uma peça importante no desenvolvimento dos alunos do CEN, proporcionando a vários de seus componentes o início de uma carreira musical. Todos os alunos da escola que desejam entrar para o Coral têm sua aceitação garantida, independente da qualidade de sua voz. Valem a disposição e a presença nos ensaios, o que o maestro considera o mais importante.

Como relatou Ermano Soares de Sá, regente do Coral desde a sua fundação, "o começo foi difícil, pois o Coral não tinha tradição, mas tudo deu certo muito rapidamente".






Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras