Professora, pesquisadora, escritora, tradutora e ensaísta, Eliana Bueno-Ribeiro Vianna Santos, ou Eliana Bueno Ribeiro, nasceu em 18 de setembro, na cidade de Niterói (RJ). É bacharel e licenciada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Paris - La Sorbonne Nouvelle.

Trabalhou como pesquisadora associada do Centro de Estudos Afrânio Coutinho, UFRJ, e do Institut des Amériques da Université de Rennes. Lecionou Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira na UFRJ, na Universidade de Roma La Sapienza e em diversas universidades francesas, além de ser membro do PEN Clube do Brasil.

Lançou os livros "Tonico Pereira: Um Ator Improvável - Uma Autobriografia Não-autorizada" (2010), "Santo Antônio" (2013) e "Contos de Charles Perrault" (Tradução, 2016), além de ter publicado artigos e ensaios em diversas revistas e jornais, como Revista da Academia Brasileira de Letras, Revista Brasileira, Revista Tempo Brasileiro, Revista Brasileira de Língua e Literatura, O Globo, Passages de Paris (APEB-FR), entre muitos outros. Seu ensaio "Graciliano Ramos: a Leitura do Mundo" foi premiado no 3° Concurso Internacional de Ensaios (MRE-Brasil).



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...