O Orquídea foi um grupo musical formado no ano de 1997, em Niterói, que começou reunindo-se no bar Aconchego da Bahia, no bairro do Ingá, onde se apresentou por 2 anos. Posteriormente, os músicos passaram a se reunir semanalmente no bar Orquídea, rebatizado posteriormente de Nova Orquídea, em Icaraí, além de realizar shows por todo o país.
O Orquídea nunca possuiu uma composição definitiva, contando com alguns integrantes fixos e recebendo participações especiais. Entre os diversos músicos que passaram pelo grupo, podem ser citados: Tiago do Bandolim, Rogério Souza, Charles Costa (violão), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Altir (pandeiro), Carlinhos Leite, Rogério Souza (violão), Ronaldo do Bandolim, Dirceu Leite, Daniela Spielmann (sax e flauta), Zé da Velha, Paulo Sérgio Santos, Márcio “Hulk” Almeida (cavaquinho), Celsinho Silva (pandeiro), Silvério Pontes (trompete), entre muitos outros.
Em 1999, foi lançado pelo selo Niterói Discos, o CD
“Orquídea: Choro e Samba em Niterói”, produzido pelo violonista Rogério Souza. O álbum recriou as rodas de choro no bar Orquídea, contando com as participações de Ronaldo do Bandolim, Guinga, Jorginho do Pandeiro, a turma de Nó em Pingo D'Água (Rogério Souza, Rodrigo Lessa, Mário Sève, Celsinho Silva e Papito), Zé da Velha, Silvério Pontes, Márcio "Hulk" Almeida, Quarteto Maogani, Valter Silva e muitos outros.
Tags: