Instrumentista, professor, produtor, compositor e arranjador, Francisco Eduardo de Souza Falcon nasceu em Niterói, em 22 de dezembro de 1973. Seu estilo eclético vai do Jazz ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos latinos, Bossa Nova, Samba, MPB e Música Pop em geral. Tem como instrumento principal o contrabaixo, mas também toca violoncelo, violão tenor, violão, guitarra e teclados.

Estudou com músicos de peso, como Yuri Popoff, Marcelo Maia, Nelson Faria e André Rodrigues, além de ter participado de cursos e workshops com nomes como Nico Assumpção, Arthur Maia, Arismar do Espírito Santo e Frank Gambale. Foi aluno do extinto curso de Bacharelado em Contrabaixo Elétrico da Universidade Estácio de Sá, e graduou-se no curso de Licenciatura em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), além de ter iniciado Mestrado na mesma instituição, cuja pesquisa trata da aplicação do gênero musical Choro na didática do contrabaixo.

Iniciou sua carreira profissional no início dos anos 90, acompanhando diversas bandas e músicos niteroienses. Em 2001, começou a acompanhar o grupo Fruto Sagrado em shows por todo o Brasil, e, neste mesmo período, tocou com músicos cariocas em atividade naquele período, destacando-se Márcio Montarroyos, Victor Biglione, Maurício Sahady e Flávio Guimarães. Mais recentemente, participou de importantes shows acompanhando os músicos Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Na música instrumental, participou de diversos projetos junto a nomes como Márvio Ciribelli e Paula Faour, além de shows com seu próprio trio instrumental nas principais casas que promovem este estilo no estado do RJ, como Pátio Havana (Búzios), Jazz Village (Penedo), Terra da Luz (Mauá), Santo Scenarium (Rio de Janeiro) e Bar Itália (Niterói).

Na área de ensino, ministrou inúmeras aulas e workshops em lojas de instrumentos musicais, escolas de música e em igrejas, tendo inclusive ministrado masterclasses nas três primeiras edições do Niterói Musifest - consagrado evento de música na cidade de Niterói, organizado pelo baixista Arthur Maia. Também passou a atuar como professor de da Escola Música Moderna, em Niterói- RJ e da Escola Villa Lobos – Núcleo Búzios. Já gravou diversos artistas cariocas, participando de vários CDs lançados pelo selo Niterói Discos e CDs independentes, além de dois CDs com o grupo Fruto Sagrado pela gravadora MK Publicitá. Também produziu alguns cantores cariocas, destacando-se o CD “A Flor de Florbela” e o DVD “Sala de Estar”, do cantor Marcos Assumpção, e o DVD da cantora Eliana Printes. Gravou, em 2012, o último CD do cantor mineiro Tunai. Em 2001, lançou seu primeiro CD, intitulado "Voo Tocar", pelo selo Niterói Discos, e, no mesmo ano, seu segundo CD solo, "Voo Livre", que contou com diversas participações especiais, dentre elas: Paulinho Guitarra, Alex Martinho e Arthur Maia. Começou o ano de 2017 finalizando seu livro "Contrabaixo no Choro" e também um CD com o mesmo título, que contou com participação de nomes como Marcelo Martins, Sérgio Chiavazzoli, Adriano Giffoni, Rogério Souza e Márvio Ciribelli.

Atualmente, acompanha os cantores Tunai, Nico Rezende e Eliana Printes, e também esporadicamente artistas como Dalto, Byafra, Denise Pinaud, Marcos Assumpção, Thais Motta, Luiz Ferrar, Rogério Souza, Paulinho Guitarra e Ricardo Giesta, dentre outros. Além disso, passou a fazer parte da Sleepwalker Sun, banda progressista que já conta com dois CDs lançados no mercado internacional.



Tags:






Publicado em 01/07/2017

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...