Cristiane Maria Bittencourt Suzuki nasceu em Niterói, no ano de 1962. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, em 1985.

Integrou o Curso de "Conceituação e Técnicas de Restauro em Edificações", promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA - RJ, Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos - ABEA e Associação Brasileira de Engenheiros Civis - ABENC-RJ, em 1993; o "Curso Básico de Patrimônio Cultural", em 1994 e o seminário "Problemas Estéticos e Éticos na Restauração dos Interiores Históricos Decorados", em 1999, promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e, ainda, o ciclo de palestras sobre "Técnicas de Conservação do Patrimônio Cultural", promovido pela Associação Brasileira de Museologia e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, em 1995.

Participou do projeto de restauração do Teatro Municipal de Niterói, junto à Prefeitura de Niterói, de 1991 a 1996, que recebeu o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade - Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB – RJ, em 1994. Expôs o Projeto de Restauração do Teatro Municipal de Niterói no Seminário Internacional de Reabilitação Urbana, promovido pela Escola de Arquitetura da UFF e Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, em 1999.

Ministrou palestras no seminário "Preservação de Bens Culturais Imóveis", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, Fundação Niteroiense de Artes de Niterói (Hoje FAN) e IAB - Núcleo de Niterói, em 2000. Recebeu a XXXII Premiação do IAB / RJ na categoria "Valorização, conservação e restauração do acervo arquitetônico, histórico e paisagístico", através do projeto de Restauração do Teatro Municipal de Niterói, em 1994.

Em 1987, fundou, em sociedade, a empresa Studium Arquitetura e Construção Ltda, na qual desenvolveu projetos de arquitetura residencial e comercial até 1990. Entre estes projetos estão o da Construtora Regional Ltda, 1986/1987; do Instituto de Desenvolvimento Urbano - Idurb - Prefeitura de Niterói, 1987; da Salgado de Oliveira Construções – Socol, 1990 e da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento - Emusa, também para a Prefeitura de Niterói, 1991.

Chegou a exercer o cargo de responsável pelo desenvolvimento do projeto de Restauração do Solar do Jambeiro, em Niterói e pela Restauração do Pavilhão e Cúpula móvel da luneta 32 do Mast - Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro. Integra, também, atividades e projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores, nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro.


Crítica

"Há muito tempo acompanho o trabalho da arquiteta Cristiane Suzuki. Desde suas atividades como restauradora, integrando o núcleo de trabalho de Niterói, o qual me orgulho de coordenar, até suas obras de arquitetura civil, que são sempre criativas e inteligentes ao conceber os espaços de viver ou trabalhar. Não há terreno difícil para a arquitetura Cristiane Suzuki, todas as complexidades são vencidas por bem lançados volumes, contidos em desenho de forte personalidade, integrando-se a natureza de forma orgânica. Optando sempre por materiais construtivos naturais, Suzuki confere a sua arquitetura grandes vãos de iluminação, pés-direitos altos, revestimentos simples, numa busca pela reiterpretação de nossas tradições da casa brasileira. Neste sentido, vejo a arquitetura de Cristiane Suzuki ligada ao respeito que o nosso passado requer, ao mesmo impregnada pelas possibilidades contemporâneas que o conforto e os métodos construtivos oferecem, numa simbiose perfeita, transformando seus projetos em verdadeira arte." Cláudio Valério Teixeira








Publicado em 10/10/2022

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...