Anita Santoro Gomes nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, mas ainda criança, mudou-se para Niterói, onde viveu boa parte de sua vida, e atuou como designer, trabalhando por muitos anos na Fundação de Arte de Niterói.

Na adolescência, e início de carreira profissional, cursou durante dois anos a Escola Fluminense de Belas Artes, e em 1978, ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ para realizar o curso de Desenho Industrial. Posteriormente, em 1981, transferiu-se para o curso de Comunicação Visual, na mesma instituição, onde permaneceu até 1983, mas não chegou a se formar.

De formação prática, ingressou no mercado de Comunicação Visual em 1979, trabalhando para clientes da Caixa Econômica Federal e obtendo seu registro de profissional autônoma. Ofereceu consultoria em marketing para a MTD House Systems, em parceria com o SEBRAE – RJ, durante dois anos.

Lecionou Design Gráfico na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, de 1993 a 1997. Nesta mesma instituição, realizou a Primeira Mostra de Alunos de Design Gráfico da EAV. Veio depois, a fundar e dirigir sua própria empresa, a Santoro Marketing, Design e Publicidade Ltda., seu desempenho profissional era reflexo da experiência adquirida junto ao sistema Kaiser / Coca-Cola, onde trabalhou entre 1994 e 1998.

Em 1993, Anita realizou exposição individual na Sala José Cândido de Carvalho da Fundação de Arte de Niterói – FAN, onde também integrou um workshop de Artes Plásticas em 1995. Junto com Luiz Alberto Lorena, seu parceiro de criação durante 12 anos, integrou a mostra de design do Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 1995, e uma exposição no Museu do Ingá, Niterói, em 1994. Como artista plástica, integrou, por dois anos consecutivos, o evento "Plaza Summer", expondo peças de sua série de criações acerca do conceito de "arte-rezada".

Em 2003, voltando aos estudos e especializações profissionais, ingressou no curso Branding for Planning na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, tendo como um dos projetos do curso, fazer o branding do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, e ainda neste mesmo ano, retornou à EBA/UFRJ para concluir sua graduação em Comunicação visual. Em 2008, fez um MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva, na UniRio, e em 2010, fez um curso de Design em Sustentabilidade, pela Gaia Education, da Escócia.

Na Coordenação da equipe de criação da Fundação de Arte de Niterói, Anita se destacou na produção de capas dos discos produzidos pelo selo Niterói Discos.

Em 2011, Anita comprou 100 hectares da fazenda Dom Bosco, na cidade fluminense de Silva Jardim e, no ano seguinte, começou a produzir orgânicos. "Sempre fui vegetariana. Criei meus três filhos assim. Comecei com um pequeno plantio de produtos orgânicos em Niterói. Depois, eu e meu então marido decidimos comprar a terra e começar a plantar. Como somos pé de boi, crescemos rapidamente", afirmou Anita em 2018 para o jornal Valor Econômico.











Publicado em 18/11/2022

Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...
Aldo de Paula Fonseca Leia mais ...
Carlos Ruas História
K. Lixto (1877-1957) ENCERRADA
João Caetano dos Santos Leia mais ...
Leopoldo Fróes (1882-1932) Leia mais ...