Atraída pelo moderno e o contemporâneo, a artista visual Paula Paes Leme expressa seu mundo imaginário em traços e cores fortes conduzidos em linhas retas ou em alguns momentos em movimentos sinuosos e circulares, além dos fundamentais princípios de combinação de cores.
Niteroiense de nascimento, sua carreira no ramo da moda foi marcada pelo sucesso, com estilos e cores convincentes, levando-a a desbravar mercados como Nova York, Londres, Paris, Madrid e Barcelona. Sobrinha do também estilista João Paes Leme, após uma temporada São Paulo passou a focar naquilo que estava na sua verdadeira essência: a pintura.
Nascida em 25 de junho de 1970, Paula Paes Leme teve seus estudos primário e secundário realizados no Colégio GayLussac, e desde então, já demonstrava particular interesse e diferenciado talento pelas artes em geral, registradas em inúmeros desenhos com uma diversidade de cores e uma marcante criatividade, que a levou a cursar Design de Moda na Universidade Cândido Mendes, onde concluiu em 1995.
Participou do Primeiro Congresso Brasileiro de Moda na Universidade Veiga de Almeida, em 1995, e do desfile da sétima edição da Semana de Estilo Barra Shopping, em 2000. Cursou estamparia na Escola de Moda Candido Mendes e frequentou o "Curso Setorial de Confecções" e o de "Planejamento de Minicoleções", no SEBRAE, 1999/2000. No ano 2000, Paula foi eleita como talento promissor no Fashion Rio.
A artista realizou viagens para pesquisa de moda com o grupo Plantel (Vilma Oakim) para Paris, Londres, Barcelona e Nova York. Frequentou as feiras de moda Indigo, Premier Vision e Mod'Amont, em Paris; Interistof, Feira Nacional de Tecelagem - FENATEC, Feira Nacional da Indústria do Tecido - FENIT e Couro Moda, em São Paulo. Em Ipanema, comandou a Zack, marca praiana e também de inspiração esportiva, que desfilou em passarelas e chegou a mercados como Nova York, Londres, Paris, Madri e Barcelona.
Entre as coleções individuais que já apresentou, destacam-se as da Zack (Verão 2000/2001 e Inverno 2001), as da Tonique (1999 e 2001) e para os compradores da Urban Outfiters, Macy's e Bloomingdale, as três últimas nos EUA. Suas criações podem ser encontradas nas lojas Tonique e Zack, Ipanema, Rio de Janeiro. No ano 2000, foi escolhida como talento da semana de moda do Rio de Janeiro (Fashion Rio), confirmando assim a sua inegável vocação no disputado mundo da moda. Mas a sua verdadeira essência artística, a pintura, ainda estava por vir.
Casada, mudou-se para São Paulo, onde passou a experimentar outro lado do seu talento, explorando pincéis e tintas. Após o seu retorno ao Rio de Janeiro, passou a frequentar, por um ano e meio, o Parque Lage, onde explorou técnicas inéditas da pintura contemporânea. Em 2016, inaugurou sua primeira exposição, que ocupou um galpão da família, na Ponta D'Areia. A mostra "Expressão do abstrato" apresentou um pouco da personalidade colorida de Paula.
Em paralelo à organização da exposição, Paula selecionou 12 telas para a Christie's de Hong Kong. Justo nesse período, percorreu o litoral brasileiro onde despertou mais ainda sua ênfase às cores tropicais que passou, definitivamente, a incorporar as contínuas camadas que cruzam os quatro cantos de suas telas.
Tendo entre suas inspirações artistas como o alemão Gerhard Richter, o escocês Peter Doig, considerado um dos principais de sua geração e o norte americano Mark Rothko, além da brasileira Lucia Laguna, Paula busca sempre se aperfeiçoar. Para isso, ao longo de sua carreira artística, vem realizando diversos cursos, entre os quais se destacam o de Teresa Berlinck, Luiz Ernesto da Fonseca Costa Moraes, Katie van Scherpenberg, entre outros.
Sua obra caracteriza-se primordialmente pela sobreposição em camadas de cores fortes e vibrantes, que proporcionam uma sensação de profundidade associada a uma imagem abstrata. "Gosto das cores vibrantes. Minha cultura é abstrata e a minha pintura é na base da surpresa: as ideias vão diretamente para a tela. Não faço pesquisa. Volta e meia me surpreendo com o resultado", diz ela, que usa tinta acrílica.
Sua obra recebeu retorno em editoriais do "Caderno Ela" do jornal O Globo, 2000; no Jornal do Brasil, 2000; na revista Caras, 2000 e matérias nas revistas Seventeen. A artista está registrada no maior site de artes do mundo: www.artprice.com
Crítica
"Paula Paes Leme, uma grande revelação da moda praia, destacou a leveza e o conforto de Tactel Aero na produção dos biquínis e maiôs de sua coleção, que trouxe para a passarela estampas de corações que palpitam em cores fortes e quentes como o sol de Ipanema". (Lycra Du Pont, 2000)
"Paula Paes Leme, da Zack, nasceu em Niterói, mas mora no Rio. Tem lojas em Ipanema, no Centro, no Shopping da Gávea e em São Paulo. E se mantém fiel a seu estilo, bem esportivo, moda praia e surfwear feminino. Sua última coleção ganhou cores fortes de rosa, amarelo e turquesa. Sempre inspirada na menina que vem e que vai para o mar e adora surfar, seu verão vai ser todo jamaicano, colorido em verde, amarelo, vermelho e preto, as cores da Jamaica". (Jornal do Brasil, 2004)