A Artecorpo Produções e Eventos surgiu em 2002, com Cida Palmeirim e Séfora Medeiros, que se juntaram para agenciar alguns espetáculos de teatro. Percebendo a possibilidade de colocar em cena ideias do próprio grupo, em novembro do mesmo ano a Companhia começou a produzir seus próprios espetáculos.

A primeira peça do grupo foi "Natal em Família", com direção de Anselmo Fernandes e texto de Cida Palmeirim. Com a intenção de trabalhar um repertório, realizaram a montagem de "O Susto", "Trapalhadas da Turma do Sítio" e "Uma Coelha em Apuros", também com texto de Cida Palmeirim. Em 2004, apresentaram o espetáculo com tema indígena, "Piatã: O Amor de um Índio".

Com a formatura da atriz Rachel Palmeirim na faculdade de Artes Cênicas (UniRio), em 2006, a companhia iniciou uma nova fase. Com mais ênfase em pesquisas corporais para a montagem dos espetáculos, Rachel Palmeirim escreveu uma adaptação do livro "O Pequeno Príncipe" para o teatro, e, no mesmo ano, o grupo estreou o espetáculo em Cabo Frio, realizando temporada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, além de se apresentar em festivais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

"Recontando o Pequeno Príncipe" contou com a interpretação de uma equipe integrada, formada pelas atrizes Rachel Palmeirim, Eliana Lugatti, Cida Palmeirim, Marcus Paulo Rocha, Gabriel Salabert e Silvia Mattos; além de Séfora Medeiros (músicas), Cilênio Peres (produção musical) e Andréa Rocha (cenário).

Ainda que as ações empresariais e as intervenções performáticas em eventos tenham lhes proporcionado grandes desafios e muito aprendizado, em 2007 o grupo modificou seu nome para Artecorpo Teatro e Cia, quando determinado a trabalhar apenas com o teatro.

Ainda neste ano realizou a montagem do espetáculo "Piatã – Tantos Encontros, Tantos Encantos", escrito e dirigido por Cida Palmeirim e Rachel Palmeirim, e do esquete "Laura", adaptado por Cida Palmeirim e realizado por Rachel Palmeirim. "Laura" recebeu prêmio de melhor esquete no Festival de Esquetes Teixeira e Souza, em Cabo Frio, além de ter recebido prêmio de melhor atriz, melhor texto e melhor direção no Festival de Esquetes de São Gonçalo e ter entrado para a Mostra Niterói no 1º Festival Niterói de Esquetes.


No final de 2007, Séfora Medeiros deixou o grupo, assumindo Rachel Palmeirim a sociedade com Cida Palmeirim. Este ano foi decisivo para a reformulação de ideias e pensamentos do grupo, já que Rachel estava se especializando em Produção Cultural (UFF) e a companhia já contava com a participação ativa de Eliana Lugatti, como atriz e autora, de Ricardo Lyra Jr, como ator e iluminador, e Reynaldo Dutra, como ator e diretor.

Em 2010, a Artecorpo produziu o esquete "Esperando...", direção de Reynaldo Dutra, com Rachel Palmeirim e Ricardo Lyra Jr. Ganhador do 3º Festival Niterói de Esquetes, do Festival de Esquetes de Cabo Frio e do 3º Circuito Mix de Esquetes, "Esperando..." a esquete carrega em seu currículo também prêmios de melhor ator (Niterói, Cabo Frio e Mix), melhor atriz (Niterói e Mix), melhor direção (Elbe de Holanda) e melhor caracterização (Elbe de Holanda).

Em 2011, a Cia. preparou o espetáculo infantil "A Grande Viagem", que com texto de Cida Palmeirim e Eliana Lugatti e direção de Reynaldo Dutra, conta a viagem dos três reis magos. No Municipal de Niterói apresentou "Olhar do Outro", que mostra a experiência de uma troca de corpos entre pai e filho.

Em 2012 a trupe criou o "Projeto Grama - Lugar de onde se vê", uma programação infantil que acontece mensalmente, sempre no último sábado do mês, na Praça do Largo do Marrão. "A criação do 'Grama' se deu a partir da necessidade de buscar espaço para as apresentações que faziam parte da nossa companhia, uma vez que, na época, devido às poucas casas de espetáculo, não conseguíamos nos apresentar na cidade onde moramos e trabalhamos. Já o nome foi escolhido porque as apresentações nãos seriam realizadas no palco existente na praça, mas sim na grama, onde são colocados tapetes para o publico se sentar", explica Cida.

Em 2013 ocuparam novamente o Theatro Municipal, com o espetáculo "A Grande Viagem" e em 2015, no Teatro da UFF, apresentou o espetáculo "As Bodas de Rapunzel", com direção de Cida Palmerim.

A Artecorpo Teatro e Cia tem sua sede na rua Noronha Torrezão, em Santa Rosa, Niterói. Em seu espaço acontecem aulas sistemáticas de experimentação teatral, oficinas teatrais, como também ensaios de outros grupos e da própria companhia.


Tags:






Publicado em 28/11/2024

Orígenes
Rafael Vicente
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Hilda Campofiorito (1901-1997) Saiba mais
Cândida Boechat
Quirino Compofiorito (1902-1993) Saiba mais
A foz do Rio Icarahy
Programa Aprendiz - Música na Escola