Exposição feita ao Chefe do Governo Provisório da República, Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas, pelo Interventor Federal, Capitão de Corveta Ary Parreiras, em 1934

Pelo decreto 3.004/1933 que reformou os serviços do Departamento do Interior e Justiça, foi criado o Arquivo Público e a Biblioteca Universitária, em substituição ao antigo Arquivo Geral do Estado e dotado de um moderno e bem elaborado regulamento.

Com essa reforma, mediante pequeno aumento de despesa, proporcionou a Administração à numerosa classe universitária fluminense possibilidade de instruir-se com a consulta de bons livros e de autores raros, impossíveis de serem lidos de outro modo pelo preço exagerado de uns e pela inexistência das obras mais notáveis de outros.

Os trabalhos dessa repartição, recentemente inaugurados, ainda não puderam ter o seu pleno desenvolvimento, em virtude da fase de organização em que se acham empenhados os seus funcionários.

É de esperar-se, no entanto, que, após essa fase inicial, essa repartição proporcione os melhores benefícios dada a utilidade e a relevância dos serviços que lhe cabe executar.

No Arquivo Público, que é, por assim dizer, o cartório geral do Estado, acha-se convenientemente conservado rico manancial de documentos e de papeis oficiais, de cuja consulta permanente não pode prescindir a Administração.

Para instalar o Arquivo Público e Biblioteca Universitária, mandou a Interventoria concluir a construção do prédio da Praça da República, o qual já se destinava àquele fim, de acordo com as obras iniciadas no Governo Feliciano Sodré.

Manteve a Interventoria o compromisso assumido por essa administração, no sentido de facultar a instalação, no mesmo prédio, da Academia Fluminense de Letras, a qual está reservado o anfiteatro do 2º andar.

Oportunamente providenciará a Interventoria para que seja efetivada a instalação dessa brilhante instituição no local a ela reservado.

Fonte: "O Governo do Estado do Rio de Janeiro e Suas Municipalidades durante o ano de 1933.


Leia também:
Biblioteca Parque de Niterói
Inauguração da sede da Academia Fluminense de Letras
Inaugurada a Biblioteca Universitária do Estado do Rio


Tags:






Publicado em 16/03/2023

Papo de Mulher traz pro debate, as entrelinhas do relacionamento abusivo 03 (terça) e 26 (sexta) de abril
Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio