No sábado, 20 de julho, às 10h30, a Biblioteca Parque de Niterói convida seu público para Oficina de "Cartas que Curam - Dororidade. Maternidade Preta. Mãe Solo.", ministrada por Joana de Jesus Gonçalves.

A atividade consiste em uma leitura dramatizada dos textos presentes nos livros "Mãe Sereia" e "Cartas Para minha Mãe". Após essa escuta os participantes serão convocados a escrever cartas para a figura materna que lhe representa e dividir suas leituras com os demais presentes. O evento contará com emissão de Certificado.

O evento, parte do projeto Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói dialoga com as celebrações do dia 25 de julho, Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é um momento de luta e reflexão sobre o racismo e o sexismo que, historicamente, atingem as mulheres negras, grupo que se localiza na base da pirâmide social e o mais atingido pelas desigualdades socioeconômicas e raciais.

Joana de Jesus Gonçalves, Jo, Joaninha, mulher negra formada pelo Instituto de Educação o Clélia Nanci (1999) e cotista pela FFP/UERJ (2003-2008), das infâncias e de ciências e professora. Poeta, contadora de histórias formada pelo Cultura e Arte Griô, participante do grupo de contadores UJIMA. Uma das criadoras do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói, com poesias nas antologias: Coração (in) versos, Ventres, Tem mulher na praça, In(ter) venção professores poetas e sua contra palavras.

Confira também: Exposição "Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói"


Serviço

Oficina de Cartas que Curam - Dororidade - Maternidade Preta - Mãe Solo
Data: Sábado, 20 de julho de 2024
Horário: 10h30
Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Sala Audiovisual - Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº - Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 08/07/2024

Biblioteca Parque oferece Oficina de Adereço de Festa Julina Quinta-Feira, 18 de julho
Conheça a história da Astrônoma Rosaly Lopes, na Biblioteca Parque Sexta-feira, 19 de julho
Literatura na Varanda sobre Adélia Prado Sábado, 20 de julho
Joana de Jesus Gonçalves promove oficina na Biblioteca Parque Sábado, 20 de julho
Exposição "Mulheres Negras do Cotidiano de Niterói" De 13 de julho a 17 de agosto