O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe de 7 de julho a 5 de agosto de 2012, a exposição dos arquitetos GMP - Architekten von Gerkan Merg und Partner. Fundado no final dos anos 1950 e sediado em Berlim, o GMP figura hoje dentre os mais renomados escritórios de arquitetura não apenas na Europa, mas em todo o mundo. Sua versatilidade e originalidade são comprovadas pelos inúmeros tipos de edificações – residências, estádios esportivos, prédios corporativos – realizados em diferentes países, dentre os quais o Brasil. Neles pode-se testemunhar uma abordagem conceitual capaz de preservar o melhor de uma tradição construtiva herdada da modernidade (o sentido de funcionalidade, experimentação e pesquisa de materiais e formas, o interesse em desenvolver novas soluções espaciais) com um refinado apuro estético e construtivo atual.

Meinhard von Gerkan, Marg e seus parceiros têm nos últimos 45 anos, previsto em quase todas as grandes cidades na Alemanha muitas construções. Seus projetos variam de casas unifamiliares, hotéis, museus, teatros e salas de concertos, edifícios de escritórios, centros comerciais e hospitais de pesquisa, instalações desportivas e educacionais e edifícios de transportes, edifícios comerciais e planos diretores.

Responsável por projetos como o da Estação Ferroviária Central de Berlim, o Museu de Hanói, no Vietnã, o Museu Nacional da China, concluidos, respectivamente, em 2006, 2010 e 2011, o GMP ainda criou a Fundação GMP, com sede em Hamburgo, em 2007, com a finalidade de promover a formação de estudantes e profissionais recém formados, bem como apoiar a pesquisa na área de arquitetura e paisagismo, tanto na Alemanha quanto no exterior. A combinação de simplicidade, versatilidade e originalidade demonstram, claramente, o porquê do sucesso do GMP.


Serviço:

Desenhando em Diálogo – Respostas Arquitetônicas (GMP)
Curadoria: GMP
Local: Varanda
Abertura: 7 de julho de 2012
Visitação: 7 de julho a 5 de agosto de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 14/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA