Em parceria com a Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (AaMAC), o MAC Niterói inaugura no sábado, 24 de agosto, a exposição "Entre esculturas e Objetos, capítulo II". A mostra apresenta uma seleção de esculturas e objetos do acervo do museu, proporcionando uma reflexão sobre a evolução e a construção do acervo ao longo dos anos.
Em 1997, celebrando um ano de sua inauguração, o MAC Niterói apresentou a exposição
Entre Esculturas e Objetos, com curadoria de Luiz Camillo Osório. Com obras de um acervo então recém-criado, fruto do comodato com a Coleção João Sattamini (CJS) e das primeiras doações para a Coleção MAC Niterói (MAC), a exposição abordou as diversas possibilidades poéticas dos "artistas escultores" e a escolha dos suportes na arte contemporânea brasileira.
Passados 28 anos, completados em setembro de 2024, o MAC Niterói passou por significativas transformações. Este segundo capítulo da exposição traz ao público mais de 60 peças de 47 artistas diferentes e retoma a problemática inicial abordada por Osório, enquanto apresenta a evolução do acervo do museu ao longo das décadas.
Os artistas selecionados pela curadoria são: Abrahan Palatinik, Amilcar de Castro, Angela Freiberger, Arcângelo Ianelli, Artur Barrio, Cristina Salgado, Desirèe Brito, Duda Oliveira, Efrain de Almeida, Eliane Duarte, Engel Leonardo, Ernesto Neto, Farnese de Andrade, Fátima Villarin, Francisco Galeno e Francisco Stockinger.
A curadoria da exposição considerou o ano de inclusão das obras no acervo do museu, independentemente do ano de criação. A primeira parte da exposição exibe obras incluídas entre 1996 e 2000, proporcionando uma visão do início do acervo. Na segunda parte, são apresentadas obras incorporadas entre 2001 e 2018, destacando a evolução do acervo até o falecimento do colecionador João Sattamini em 2018. A última galeria exibe obras incluídas na coleção própria do museu nos últimos seis anos, refletindo o pensamento contemporâneo da instituição.
Para a mostra, todas as obras expostas passaram por um rigoroso processo de higienização e limpeza, com 14 delas sendo restauradas especialmente para exibição, trabalho que sublinha a importância dos museus e, em especial, do setor de museologia, na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural em nosso país.
Entre esculturas e Objetos, capítulo II, reafirma a missão do MAC Niterói de "promover o interesse e diálogo público sobre a arte contemporânea, a partir da preservação, valorização, pesquisa, documentação e comunicação do patrimônio musealizado"
Serviço
Exposição - "Entre esculturas e Objetos, capítulo II"
Abertura: 24/08/24 (ainda sem data de encerramento)
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)
Classificação indicativa: livre
Valor de ingresso: R$16 reais inteira / R$8 reais meia
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!
Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.
Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto - este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).
Local: Varanda MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ
Lembramos que não é permitido circular dentro do museu com comida, bebida, bolsas e mochilas de porte médio ou malas, mas há no local guarda-volumes gratuito, sujeito à lotação.
Tags: