MAC Niterói reabre, após reforma inédita, mirando seus 20 anos
Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o MAC será reaberto depois de passar por um inédito conjunto de obras.
ENCERRADA
09/2009
Cineclube Cine Olho homenageia a França no MAC
No ano da França no Brasil o Cine Olho apresenta uma seleção de curtas franceses com legenda em português. São filmes apresentados na Mostra Internacional de Curtas de São Paulo e um de Erich Rohmer.
ENCERRADA
11/2009
VIII Araribóia Cine Festival no MAC Niterói
A terra de Araribóia receberá cineastas de todo o Brasil para debater seus filmes ao lado de nomes de reconhecida competência no meio audiovisual brasileiro.
ENCERRADA
04/2006
MAC ganha seu Bistrô
MEMÓRIA - O Bistrô, com capacidade para até 200 pessoas, conta com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, incluindo ainda a beleza da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.
ENCERRADA
06/2006
MAC ganha reforma para comemorar 10 anos
MEMÓRIA - Do projeto consta o aumento do número de refletores no espelho d'água do MAC, passando de 38 para 72 focos de luz.
ENCERRADA
08/2001
Museu de Arte Contemporânea de Niterói completa cinco anos
Em cinco anos de existência, o MAC Niterói se impôs diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmônica.
ENCERRADA
07/2000
MAC é selecionado para intercâmbio com Museu Andy Warhol
Durante dois meses, o diretor da divisão de Arte-Educação do MAC, Guilherme Vergara, irá desenvolver estratégias de ação educativas voltadas para a comunidade de Pittsburgh.
ENCERRADA
09/1997
MAC festeja primeiro aniversário com três exposições
O primeiro aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) vai ser festejado com a inauguração de três novas exposições.
ENCERRADA
09/1996
Bem-vindos ao MAC
Amanhã, os moradores poderão conhecer por dentro o que só viam de longe. O MAC já exibe uma pequena parte - 120 telas, gravuras e esculturas de um total de mil peças da coleção de João Sattamini.
ENCERRADA
09/1996
"Arquitetura na cidade contemporânea", por Ruy Ohtake
Historicamente, uma boa obra arquitetônica é resultado boas parcerias. Oscar Niemeyer desenhou o belissimo Museu de Arte Contemporânea, que a Prefeitura de Niterói soube, competentemente, concretizar.
ENCERRADA
11/1996
Um fenômeno do outro lado da baía
"Em 20 anos de trabalho com museus nunca vi nada parecido", se assusta Dôra Silveira, coordenadora do MAC.
ENCERRADA
08/1996
Tudo pronto para a inauguração do MAC
Depois de seis anos em obras, muitos alarmes falsos, obstáculos financeiros e prazos estourados, os niteroienses vão poder, enfim, conhecer o MAC.
ENCERRADA
09/1996
Mac já virou atração
Vinte e quatro horas depois de aberto oficialmente ao público, o Museu de Arte Contemporânea transformou-se no alvo de visitantes não só da cidade como de outras localidades.
ENCERRADA
03/1995
Niterói na vanguarda da arte
Com trabalhos de nossos mais renomados artistas desde a década de 1950, a exposição permanente do MAC é de incalculável valor cultural para a cidade.
ENCERRADA
10/1995
Novela da Construção do MAC chega a seus últimos capítulos
Pela grandiosidade do projeto (3.400 metros quadrados de área construída), o último capítulo desta grande produção só vai mesmo ao ar no ano que vem (1996).
ENCERRADA
04/1994
Prefeitura de Niterói: A verdade sobre o MAC
A nota revela um comportamento inusitado, calcada toda ela em colocações inaceitáveis e que fogem inteiramente ao comportamento ético e técnico do Tribunal de Contas.
ENCERRADA
09/1994
Com o MAC, Niterói revive o otimismo de JK
O Museu de Arte Contemporânea é a primeira obra de Oscar Niemeyer dando para a Baía da Guanabara. Mas a construção não interfere sobre a mesma, muito pelo contrário.
ENCERRADA
11/1993
Mac Niterói: Acervo espera pelo museu da Boa Viagem
Enquanto não chega ao fim a construção do Museu de Arte Contemporânea, as obras de arte do seu acervo continuarão na viagem de exposição 'A Caminho de Niterói'.
ENCERRADA
07/1992
O Novo voo de Niemeyer
Um pássaro pousado em cima de morro. Assim será a silhueta do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), pelo menos sob a ótica de seu idealizador, o arquiteto Oscar Niemeyer.
ENCERRADA
09/1991
Niemeyer projeta o Museu de Arte Contemporânea de Niterói
O convite a Niemeyer foi feito pelo Prefeito Jorge Roberto da Silveira. As obras, orçadas em US$ 3 milhões, começam este mês, setembro de 1991.
ENCERRADA
06/1991
Niemeyer constrói museu solto no ar
O empresário João Sattamini estabeleceu com o prefeito Jorge Roberto da Silveira um contrato de comodato. As obras ficam cedidas à cidade até a morte do empresário, quando serão definitivamente doadas a Niterói.
ENCERRADA
05/1991
Projeto de museu em Niterói
Com 3.400 metros quadrados de área construída, o museu terá forma circular. No centro da taça do cálice ficará o salão de exposições, com paredes retas e saídas para uma galeria circular.
ENCERRADA
07/1991
Obras do MAC começam em 30 dias
O Mirante da Boa Viagem sofrerá mudanças para abrigar o MAC e segundo Jorge Roberto, as pessoas que mantêm seus pontos de comércio no local deverão ser transferidas.
ENCERRADA
10/1991
Oscar Niemeyer: MAC, debruçado sobre a Baía
O projeto me atraía, e passei logo a imaginar o museu como qualquer coisa solta na paisagem, um pássaro branco a se lançar sobre o céu e o mar de Niterói.